CONVICÇÃO DA FÉ.

 

ESBOÇO 1039

TEMA: CONVICÇÃO DE FÉ

TEXTO: “... eu sei em quem tenho crido...” 2 TIMÓTEO 1:12

A declaração de fé do cristão é o maior testemunho que ele dá publicamente, pois isso demonstra a sua confiança e estabilidade cristã, portanto o cristão deve ter essa convicção, principalmente na condição de despenseiro de Deus. Há alguns cuidados para que essa convicção sempre esteja em ação como a estrutura espiritual firmada e mantida na palavra de Deus, deixar os embaraços que possa levá-lo a fracassar a fé ou a apostasia.

Estabilidade.

A estabilidade cristã tem como base a palavra de Deus, ela é o que torna o crente estável. Jesus comparou a palavra como a base pela qual a nossa fé está firmada fazendo uma parábola dos dois fundamentos (Mt 7:26,27). Não necessitamos de muitos pormenores para sabem o que acontece com uma cada edificada sobre a areia, mas essa foi, e é uma pura verdade espiritual. A nossa convicção se torna cada vez mais sólida quando mantemos o cuidado em guardar a palavra de Deus, que esse cuidado seja até o fim “Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim...” (Hb 6:11,12). Ninguém pode lançar mão das suas convicções, a não ser que as entreguem.

Deixar os embaraços

O desapego às coisas que podem atrapalhar a nossa fé é fundamental. O desejo do escritor aos hebreus em (Hb 12:1,2) era que os cristãos deixassem de lado tudo aquilo que estivesse atrapalhando o progresso da fé e da vida cristã, principalmente o pecado. Existem muitos embaraços que podem comprometer a nossa fé, eles nos fazem desviar o foco principal que é a fidelidade a Cristo, mas somos alertados a fazer veredas direitas para os nossos pés (Hb 12:12-15), de maneira os que manquejam sejam sarados. Uma confiança estável não permite que o cristão se torne vulnerável capaz de abandonar o que é considerável. Há um triste exemplo na Bíblia de Esaú que vendeu a sua primogenitura por um prato de gizado, mesmo que arrependido foi tarde demais (Hb 12:16,17).

A fé nasce através da palavra de Deus.

A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17); A convicção é uma âncora para a fé (Hb 6:19); a palavra é o alimento que torna o crente cada vez mais convicto da sua fé, uma confiança firme se assemelha a uma árvore plantada junto a ribeiro de águas (Jr 17:8); vejam algumas características daqueles que tem a sua confiança inabalável:

A nossa confiança deve ser como uma árvore plantada junto às águas. As suas raízes se estendem para a fonte de água, ou seja, elas vão buscar alimento na água e em outros nutrientes existentes na terra.

A árvore alimentada junto a uma fonte não receia quando vem o calor, mesmo no sol causticante ela está segura; As suas folhas ficam verdes, isso significa árvore bem nutrida, a sua esperança sempre verde; No ano de sequidão não se fadiga, ela tem reservas não se abala; Não deixam de dar frutos, ou seja, eles produzirão sempre.

Amados, devemos manter a convicção da nossa fé em quaisquer que sejam as circunstâncias, assim jamais a negaremos, nada nos fará perder a fé e o amor Cristo (Rm 8:35-39). A estabilidade cristã garante a superação de muitas coisas consideradas como causa do nosso fracasso espiritual, que ultimamente muitos crentes estão tendo a sua fé abalada por falta de estrutura, bases, raízes adquiridas através da palavra de Deus. Muitos cristãos não têm mais o desejo de ouvir a palavra de Deus como ouvia há décadas atrás, atualmente querem ouvir aquilo que eles gostam e massageiam o seu ego, mas isso é perigoso porque ele se torna um crente superficial, ou seja, sem raízes e servindo na sua igreja por conveniência, se os ensinamentos se adequarem a mim eu permanecerei, se não procurarei outra que me seja mais conveniente. Amados firmem a sua fé na palavra de Deus e não em qualquer promessa profética, saiba que a maior profecia é a palavra de Deus (Pv 29:18) 

Pr. Elis Clementino

 

Nenhum comentário:

Foto