AS ESCOLHAS HUMANAS E DIVINAS.

 

ESBOÇO 1103

TEMA: AS ESCOLHAS HUMANAS E DIVINAS.

TEXTO: I CORÍNTIOS 1:26-29.

O que me chama a atenção é o que Paulo fala na primeira carta a igreja de Coríntios, escrita em um momento em que havia dissensão na igreja. O que nos parece é que alguns estavam se autoproclamando e por isso houve contendas entre os irmãos, nessa ocasião Paulo resolve escrever para corrigir o problema e pôr em ordem as coisas. Na missiva Paulo deu-lhes uma grande lição de exortação, e expôs a maneira de Deus fazer as suas escolhas, embora elas sejam antagônicas em relação as nossas. O que eu quero destacar no texto é o que ele falou sobre as escolhas de Deus.

AS ESCOLHAS HUMANAS.

Na visão humana as escolhas são feitas na base do interesse, quando o homem escolhe algo, seja objeto ou pessoas ele pensa mais em si e nas vantagens, ou seja, que benefícios ele terá. Naturalmente os homens escolhem pelos olhos da vantagem “Levantou Ló os olhos e viu toda campina de do Jordão, que era toda bem regada como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente.” (Gn 13:10-11); “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse Certamente está perante o seu ungido.” (I Sm 16:6), pois é dessa maneira que o homem faz as suas escolhas, pois é, os homens escolhem as coisas melhores segundo a sua visão, entretanto Deus não erra em suas escolhas.

COMO SÃO FEITAS AS ESCOLHAS DE DEUS.

Eu disse a princípio que as escolhas que Deus faz são antagônicas em relação as nossas. Vejam o seguinte: Na visão de Deus não são escolhidos ou chamados: os sábios; os poderosos e nem os nobres, porém há muitas comprovações bíblicas sobre essas escolhas, porque “Eis que Deus enxerga não como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração a aparência, mas o SENHOR sonda os corações (Jr 17:10; Rm 8:27). Paulo apresentou a maneira como Deus faz as suas escolhas: as coisas loucas; as fracas; as vis ou desprezíveis. Podemos conferir como reagiram alguns homens de Deus diante do chamado divino, Moisés disse: sou pesado de língua (Ex 4:10); Gideão, eu sou o menor da casa do meu pai (Jz 6:15; Isaías, ai! De mim que vou perecendo (Is 6:5); Jeremias disse: Eu sou uma criança (Jr 1:6-7); Davi disse: tirou-me de um charco de lodo (Sl 40:2).

As lições de Jesus foram e são fundamentais para quem se acha poderoso ou grande (Mc 9:35; Mt 20:26-27), ele mesmo escolheu seus discípulos não do meio dos poderosos, nem dos palácios os nobres e nem dos valentes, porque nenhum desses seriam capazes de fazer determinadas coisas para Deus e sim aqueles humildes pescadores, pois Deus conhece o começo e o fim das coisas.

Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel, esses são os sete olhos do Senhor, que percorrem por toda a terra. (Zc 4:10), era uma algo simples "um prumo" na mão de um homem para começar uma grande obra, a construção do templo em Jerusalém.

DEUS SE UTILIZA DAS COISAS PEQUENAS E FRÁGEIS PARA FAZÊ-LAS GRANDES.

Não sabemos quais as fórmulas que Deus se utiliza para fazer com que as pequenas coisas resultem em grandes coisas. (Deus transformou a acácia em madeira nobre). Nas mãos de Deus tudo pode se multiplicar, até mesmo nas mãos dos que o temem, pouco azeite e pouca farinha (I Rs 17:12; 2 Rs 4:2; 4: 42-44). Em duas ocasiões Jesus alimentou multidões apenas com poucos pães e peixes (Mt 14:13-21; Mt 15:32-39).

PORQUE DEUS SE UTILIZA DAS COISAS PEQUENAS?

O próprio texto no versículo 29 explica: para que o homem sempre dependa dele. A natureza humana é de gloriar-se daquilo que faz, no entanto Deus limitou o homem porque ele não divide a sua glória com ninguém (Is 42:8), pois essa é uma das prerrogativas de Deus, e a maneira de ter domínio sobre tudo e de todos debaixo do céu, e assim homem não venha se gloriar daquilo que fizer (1 Co 1:29-31; 2 Co 10:17; Jr 9:24; Ef 2:29; 2 Tm 1:9)

Amados, os homens fazem as suas escolhas, mas também Deus faz a dele que são antagônicas as nossas, ele se utiliza das coisas pequenas e frágeis, mas porque Des se utiliza dessas coisas vis? Talvez pense você: porque Deus me escolheu? Deus escolheu as coisas, vis, fracas e desprezíveis para que ninguém se glorie perante ele (I Co 1:29), Se não foi do meio dos nobres, dos valentes e nem dos poderosos de onde Deus te tirou, de onde foi? Davi disse: “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo que horrível, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos” (Sl 40:2). Glorifiquemos por você está sentado em regiões celestiais em Cristo (Ef 2:6), a rocha a qual estamos firmados.

Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto