ESBOÇO 1146
TEMA: AS DIFICLDADES GERAM OPORTUNIDADES PARA DEUS OPERAR.
TEXTO: MATEUS 8:24,25.
Quando falamos em dificuldades jamais pensamos que ela possa nos trazer alguns benefícios, sempre olhamos pelo dado pejorativo, no entanto elas podem sim, nos trazer mais benefícios do que malefícios. Nas provações muitas vezes aprendemos a lutar sozinhos pelas nossas causas e encontrarmos caminhos pelos quais sairemos vitoriosos.
AS
PROVAÇÕES
Há uma expressão do apóstolo Paulo que todas as coisas contribuem para o bem “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28). Pelo que Paulo fala essa contribuição não se estende a todos, observem o seguinte: é para bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito, logo entendemos que somos polidos na fornalha da aflição (Is 48:10). De alguma maneira há uma oportunidade para aqueles quem amam a Deus.
Somente Deus sabe o que faz, muitas vezes a nossa fé e testada no fogo para que seja revelado o que está dentro de nós (I Pe 1:17; 4:12). A nossa fé é testada porque ela é valiosa, por isso não devemos estranhar certas ocorrências as quais somos submetidos. “O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem realmente as pessoas são.” (Pv 17:3). As correções divinas são para que participemos da sua santidade (Hb 12:10,11). É preciso entender que estamos nas mãos de Deus como o vaso nas mãos do oleiro, quanto mais amassado será o melhor vaso (Jr 18:1-8).
O
TRABALHAR DE DEUS PARA COM O SEU POVO ISRAEL.
Desde que Deus tirou Israel do Egito que ele vem preparando, uma espécie de lapidação, submetendo-o as muitas provações (Dt 4:20), é um trabalho primoroso até chegar ao ponto que Deus quer “Pois tu, ó Deus, nos puseste à prova, purificaste-nos como se purifica a prata.” (Sl 66:10). Esse trabalhar de Deus ao longo dos anos é para que o povo “...que ordenei a vossos antepassados no dia em que os libertei da terra do Egito, da fornalha de fundição de ferro e lhes dei esta palavra: “Ouvi a minha voz e fazei tudo de acordo com o que vos ordeno; assim sereis o meu povo, e Eu serei vosso Deus.” (I Rs 8:51; Jr 11:4), sem sobra de duvidas Deus tem as maneiras certas para que sejamos lapidados para executar a sua vontade.
Amados, Deus continua lapidando os crentes através das provações para que em Cristo sejamos aperfeiçoados até aquele dia. As dificuldades geram oportunidades para Deus operar em nossas vidas, eu volto a dizer o que disse Paulo aos (Rm 8:28). Os propósitos de Deus sobre o seu povo e os remidos em Cristo é para que sejamos participantes da sua glória. Os sofrimentos fazem parte do nosso aperfeiçoamento espiritual para que sejamos seus filhos, não sabemos os processos que Deus usa para nos aperfeiçoar, muitas vezes são doloridos, mas resulta em gozo (Rm 5:3-5; Tg 1:3; Lc 21:19; Hb 6:12).
Pr.
Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário