ESBOÇO 1145
TEMA: O CARÁTER DA
PREGAÇÃO DE PAULO
TEXTO: I CORINTIOS 1:17; 2:4.
Muitas pregações tem sido deixado de
lado o verdadeiro sentido do evangelho e substituído por mensagens superficiais
que em nada contribuem para o aperfeiçoamento e o progresso cristão, principalmente
aquelas mensagens supérfluas e de auto ajuda, a pregação do evangelho vai muito
mais além que as fábulas e contos. Neste assunto falaremos um pouco sobre o
evangelho e em que consistem as nossas pregações.
AS BOAS NOVAS “O EVANGELHO”.
Paulo tinha a convicção da razão do seu chamado, uma missão lhe fora imposta por Cristo, quando temos essa convicção jamais desviaremos o foco da nossa missão “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar” (I Co 1:17a). O evangelho é simples e não necessita de adorno ou ornamento humano. A sabedoria humana tira o brio da pregação do evangelho e com isso ela não traz resultados para qual foi enviada, assim a mensagem da cruz de Cristo será vã. A palavra da cruz é loucura para os que perecem, verdadeiramente o é, principalmente nos dias atuais, as pessoas rejeitam a pregação do evangelho por certos movimentos, mas vejam o que Paulos fala sobre a sua pregação: “Minha mensagem e minha proclamação não se formaram de palavras persuasivas de conhecimento, mas constituíram-se em demonstração do poder do Espírito Santo, para que a vossa fé não se fundamente em sabedoria humana, mas no poder de Deus. A sabedoria que vem do alto.” (I Co 2:4,5). “O reino de Deus não consiste em palavras, mas de poder! (I Co 4:20).
O EVANGELHO É O PODER DE DEUS.
Paulo descreve o evangelho como o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crer (Rm 1:16), pois é através do evangelho que é revelado a justiça de Deus. É através da palavra de Deus que os milagres acontecem, o evangelho resulta em conversão de almas para Cristo e não para nós (At 3:26). O evangelho é o poder transformador de vidas “A palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus...” (I Co 1:18). O evangelho além de salvar ele tem o poder transformador de vidas, a eficácia do evangelho tem o poder curar os enfermos, mas atualmente antes de tudo isso apresenta-se um evangelho que enfatiza mais a prosperidade do que a salvação.
AS MARCAS DO EVANGELHO.
Quando falamos em marcas do evangelho significa os sofrimentos, ora! Se o evangelho é odiado em todo mundo não há como negar que os que vivem o evangelho não sofram perseguições. Jesus falou que seriamos odiados em todo mundo por causa do seu nome (Mt 10:22; Mt 24:9; Mc 13:13). Viver isso não é fácil, imaginem os discípulos carregando as marcas do evangelho para que chegasse até nós, Paulo (2 Co 6:5; 11:16-33), isso não era fácil viver o genuíno evangelho.
Nada substitui, o evangelho é um fundamento inabalável, e se tentar por outro fundamento além dele deve ser rejeitado. Irmãos precisamos ter cuidado, pois vivemos numa época de engano através de falsos evangelhos, no entanto devemos ter em mente o que Paulo disse aos Gálatas (Gl 1:8). O evangelho que salva, cura e batiza é o evangelho da cruz, porém os pregadores não levem para os púlpitos das igrejas algo que não seja o evangelho, as boas novas de Cristo, não confundam movimentos e fogo estranho no altar por evangelho.
Pr. Elis Clementino –
prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário