ESBOÇO 1147
TEMA: NINGUÉM IMPEDE O QUE
DEUS QUER FAZER.
TEXTO: GENESIS 26:1-33
Após a queda do homem no Eden tudo o que ele faz há um preço a pagar, isso em todos os sentidos da vida, nada se conquista sem obstáculos. Desejo comentar nesse assunto sobre as dificuldades de Isaque nas terras de Gerar e como Deus o fez crescer. Ligeiramente falarei sobre Isaque nas terras de em Gerar e Beserba.
Há caminhos que Deus nos conduz que não entendemos e são verdadeiras incógnitas, esses processos acontecem por o homem não entender de imediato os propósitos de Deus, os remanejamentos traçados por ele muitas vezes sem compreender não queremos aceitar. Há uma palavra de Jesus para seus discípulos “Você não compreende agora o que estou fazendo a você; mais tarde, porém, entenderá” (Jo 13:7), isso é uma verdade absoluta, os caminhos de Deus em nossas vidas não entendemos (Ec 11:5), Jó diante dos questionamentos de Deus se achou um vil (Jó 40:2). Ninguém entende a grandeza de Deus, bem disse Isaías (Is 55:8-10).
DEUS NA DIREÇÃO.
Isaque foi orientado por Deus de forma detalhada; (1) Não desça ao Egito; (2) Procure se estabelecer aonde eu lhe mandar; (3) Permaneça nessa terra um pouco mais; (4) E eu estarei com você e o abençoarei (Gn 26:1-3); (5) A você e aos seus descendentes darei esta terra e confirmarei o que prometi a seu pai Abraão; (6) Tornarei seus descendentes numerosos como as estrelas do céu (7) E por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados, porque Abraão obedeceu e guardou os meus preceitos (Gn 26:1-5).
AS PROVAÇÕES DE ISAQUE.
Mesmo com todas as promessas Isaque não estaria isento dos obstáculos e oposições, ou seja, as orientações divinas não o isentavam de encontrar pela frente as oposições dos inimigos, esses são verdadeiros testes para a nossa fé. Há manobras que agente faz e esquece que Deus está no controle, Isaque nega a Abimeleque que Rebeca seja a sua esposa, depois ele descobre, o chamou atenção, as providencias de Deus move os corações dos homens (Gn 26:7-11), por nada de mal acontecer com Rebeca já foi uma intervenção divina.
A LAVOURA DE ISAQUE.
Isaque plantou uma lavou e começou a colher frutos a crescer na terra, o Senhor o abençoou com lhe dissera e enriqueceu (Gn 26:12,13), umas das coisas que incomoda é o seu crescimento, você já pensou, quando você nada tem é tratado como um dependente dos outros, mas quando você cresce começa a incomodar as pessoas que até era seus amigos. A inveja dos filisteus (cf. Gn 26:15), a riqueza de Isaque incomodava, ele tornou-se poderoso em riqueza, quando Deus está na vida de alguém quem impedirá de abençoa-lo? Ainda que tapem teus poços Deus te faz crescer. Ninguém suporta ver o teu crescimento, muito menos conviver com você, ainda que alguém lhe expulse da terra como foi feito com Isaque (Gn 26:16). Você sabia que quando você cresce incomoda? Pois bem, os nossos inimigos se alegram quando nos vê incapaz de produzir qualquer coisa, se nada a ninguém incomoda, essa é uma verdade incontestável.
A ESTRATÉGIA DE ISAQUE.
Isaque foi à Gerar, e se acampou no Vale, os servos de Isaque descobriram uma veia d’água e assim houve contendas entre os pastores de Gerar e os pastores de Isaque (Gn 26:17-22). Não adianta quando Deus está no negócio. Deus abre espaço para nos abençoar, dali Isaque foi para Beserba, não adianta aonde você for o Deus é o mesmo, Deus falou a Isaque e renovou as promessas (Gn 26:23,24). Em Beserba Isaque construiu um altar ao Senhor, mesmo nas dificuldades arme o seu altar, não esqueças dos benefícios do Senhor (Gn 26:25).
Quando a grandeza de Deus é tamanha, aqueles que tentaram impedir hão de reconhecer, Abimeleque reconheceu que Isaque estava sendo abençoado. Isaque estava na direção de Deus, mesmo que tenha tudo pra dar errado, com Deus o final é certo. Irmãos não podemos deixar de estar sob a direção de Deus, assim jamais alguém poderá deter o que Deus quer realizar em nós.
Pr. Elis Clementino –
prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário