A INSENSIBILIDADE E SENSIBILIDADE HUMANA.

 

ESBOÇO 1186

TEMA: A INSENSIBILIDADE E SENSIBILIDADE HUMANA.

TEXTO: Não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras, e não te escondas do teu próximo? ISAÍAS 58:11.

No mundo inteiro há um grande aumento da insensibilidade humana, mesmo reconhecendo que sempre houve, mas não o tanto, quanto nos últimos tempos. Quando lemos a Bíblia Sagrada encontramos o que Jesus falou sobre a falta de amor que é a causa da insensibilidade humana (Mt 24:12), enquanto isso a sensibilidade é o fruto do amor divino nos corações. Ligeiramente falarei sobre a insensibilidade e a sensibilidade humana, se os leitores aprimorarem dará uma boa ministração na sua igreja.

INSENSIBILIDADE HUMANA.

A insensibilidade é condenada nas escrituras, alguns textos bíblicos confirmam essa prática entre os homens (Jó 24:9; Sl 35:15; 69:21; Pv 25:20; Mt 18:30; Lc 10:32). A insensibilidade é a falta de amor ao próximo.

INSESIBILIDADE NA ATUALIDADE.

Atualmente a falta de amor cresce como um dos sinais do tempo profetizado por Jesus (Mt 24:12), a iniquidade é a causa principal para a falta do amor nos corações, tornando os homens insensíveis. O apóstolo Paulo descreveu de maneira muito acertada sobre a apostasia dos últimos tempos (2 Tm 3:1-8,13). As pessoas insensíveis não apreciam os valores que regem a vida, elas lutam pela decadência dos valores da vida, morais, familiares e espirituais, esse é o retrato do que estamos vivendo no mundo

CAUSAS DA INSENSIBILIDADE.

- Altivez do coração, a dureza de coração torna o homem insensível as questões sociais.

- O egoísmo, o orgulho fazem o homem olhar somente para si e desprezar o próximo;

- A ambição ou inveja, conduz o homem a praticar crimes para conseguir o que é dos outros “Acabe”

- Crueldade, atrocidade é praticada contra o próximo (Gn 49:5; Sl 27:12; Pv 11:17; 2 Rs 25:7);

- Sagacidade, o astucioso cria narrativas mentirosas para prejudicar o próximo (Gn 27:24; Gn 37:20-31).

- Falta de amor (Mt 24:12).

A SENSIBILIDADE HUMANA.

O que torna o homem sensível é o amor, ela é compreendida como sensibilidade, compaixão ao sofrimento do próximo, não há ilustração maior que a parábola do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nessa parábola Jesus diz tudo sobre o amor ao próximo. Outras lições foram dadas por ele, a de amar os nossos inimigos (Mt 5:44; 25:35). Esses eventos temos a capacidade de fazer, mas se formos sensíveis as necessidades alheias movidas pelo amor, o amor vai além das fronteiras.

                É importante compreender a necessidade de sermos sensíveis as necessidades alheias, o amor ao próximo deve ser um distintivo para todo cidadão, mas sem o amor divino nos corações somos incapazes de amar ao próximo, principalmente em dividir o pão. Como cristão jamais devemos olvidar esses princípios que nos foram passados ou ensinados, pois o nosso bem maior é o amor de Deus em nossos corações, sem ele nada valorizaremos nesta vida. Duas coisas não sevem se apartar de nós a prudência e a simplicidade, algo que Paulo temia que os cristãos perdessem “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo (2 Co 11:1-3).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto