MOVIMENTO HUMANO X AVIVAMENTO DIVINO.

 

ESBOÇO 1187

TEMA: MOVIMENTO HUMANO X AVIVAMENTO DIVINO.

TEXTO: HABACUQUE 3:2

O cristianismo verdadeiro vem passando por processos humanos que tentam mudar as características do legítimo ou genuíno cristianismo, isso acontece no mundo inteiro. Veremos nesse breve comentário algumas razões pelas quais podem trazer essas mudanças, embora possa não ser bem aceito o que vou falar e ser aplicado em determinadas igrejas, mesmo assim não me omitirei de falar essas verdades.

MOVIMENTO HUMANO.

Em primeiro lugar iremos definir o que é movimento humano e movimento divino, nesse ponto de vista refiro-me ao cristianismo no mundo. Movimento é um ato ou efeito de mover-se, ou seja, um conjunto de ações mobilizadas por pessoas para uma animação e mesmo fim e com outros interesses. Esse movimento humano pode trazer mudanças, seja ela, na sociedade, na política, nas famílias e nas religiões, eles podem ser para o bem, como também com fins destruidores, até por falta de sabedoria de alguns cristãos.

O movimento humano não pode ser confundido como avivamento divino, embora as pessoas tentem imitar, ou fazer com que todo movimento seja divino. Ultimamente nós vivenciamos muito isso, fazendo com que o irreal se confunda com o real, principalmente nas igrejas cristãs pentecostais, as quais quero me referir nesse assunto. Esse tipo de movimento puramente humano, procuram dar aparência como algum mover divino, que nada a ver. Para a igreja que mantém o seu padrão doutrinário conforme as escrituras estão ameaçadas por esses movimentos, isso tem causado muitos escanda-los, principalmente hoje que tudo é publicado nas redes sociais, cujas finalidades é de conseguir adeptos para seus movimentos, saiba, porém, que o movimento humano passa.

Os conteúdos que trazem para esses movimentos são para promover-se através das mensagens, que apenas massageiam o ego das pessoas gerando um sentimento de que aquilo seja uma realidade. Muitos pregadores fieis aos seus princípios do verdadeiro cristianismo estão sendo rechaçados através do seu modo de ensinar, no momento que vivemos poucas pessoas querem ouvir uma doutrina aos moldes dos ensinos de Jesus e paulinos, hoje quem gostaria de ouvir o apóstolo Paulo pregar? Pelo que Paulo escreveu a igreja de Coríntios parece haver uma inclinação para que era mais eloquente em suas pregações era os quem mais conquistava pessoas (I Co 1:10-30). Será que gostaríamos de ouvir aquela pregação de Paulo, em que o Eutico caiu da janela? (At 20:7-12), porém a diferença não está na força de expressão e nem na eloquência (I Co 2:4; 2:1-5; 4:20), para Paulo a pregação não consistia em palavras persuasivas, mas no poder de Deus na vida do seu ungido, ao terminar o culto, Paulo foi lá e ressuscitou o moço, mas o que levou ele a dar um cochilo durante a pregação? Sobre isso eu deixo par você pensar.

AVIVAMENTO DIVINO.

É um ato de trazer vida, ou avivar-se, o profeta Habacuque pedia avivamento divino e não humano, ele levou em consideração a perda de espiritualidade do povo de Deus, e que esse avivamento não poderia ser humano “Aviva Senhor a tua obra no meio dos anos” (Hc 3:2). Muitos atualmente pregadores avivalistas estão trazendo para dentro da igreja a cultura afro-brasileira, que nada mais é do que a junção da cultura dos povos africanos, trazido na época dos escravos no período colonial, por isso há muitos movimentos já em algumas igrejas, como o rodopiar de mãos para trás, como se dança o xangô, esses movimentos tem sido tratados como o movimento divino, eles dão apenas a ilusão. Muitos desses pregadores aludem ser movimento do Espirito Santo de Deus.

O reavivamento espiritual vem em decorrência dos ensinamentos da cultura judaica cristã, eles são recheados de princípios que enobrecem o evangelho de Jesus Cristo, conforme pregaram os apóstolos. A estrutura ou a base da convicção do evangelho vem através da palavra de Deus, assim quanto a maturidade espiritual. O apóstolo Paulo cita a doutrina como o leite para os novos, e para os maduros alimentos mais sólidos para poder ouvir e compreender as verdades que o puro evangelho traz em si (I Co 3:2-4; 13:11).

                Amados, o movimento humano passa e nada deixa de bom, a não ser embriagueis espiritual, é exatamente isso o que estamos vendo nos últimos dias, cada uma igreja que crie uma novidade, quando é algo novo que vem acompanhada com bons princípios tudo bem, mas quando distorce a palavra com os manjares que para nada serve. Em provérbios há algo interessante “Não cobices os seus manjares gostosos, porque são mentiras” (Pv 23:3). Hoje o que se vê são mensagens só de bênçãos e de vitórias, onde só se exige de Deus, em contrapartida do indivíduo nada se exige para Deus, como: fidelidade aos valores cristãos, santidade e fidelidade a Deus. Não entreis pelos caminhos deles, mas preservai o que tendes recebido de Deus através da sua palavra com temor e reverencia. Cuidado com o fogo estranho no altar de Nadabe e Abiú (Lv 10:1,2). Todo cuidado é pouco, estamos nos últimos dias, Jesus breve vem “Guarda o que tens”.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com


Nenhum comentário:

Foto