JESUS, A PORTA.

 

ESBOÇO 1188

TEMA: JESUS, A PORTA.

TEXTO; JOÃO 10:9

Porta, uma peça conhecida e que a sua função é abrir e fechar as passagens para certos ambientes por onde as pessoas adentram a um recinto, elas possuem chaves ou trancas para que somente tenham acesso as pessoas autorizadas, mas a porta que desejo me referir não é literalmente a uma porta comum, seja ela, de madeira ou ferro, mas de uma porta pela qual podemos acessar um lugar muito maior e eterno.

A IMPORTANCIA DE UMA PORTA.

É muito ruim quando procuramos acessar um determinado lugar que logo não encontramos a porta, ou não sabemos aonde esteja, imagine um lugar sem saída, todo lugar, seja casa, hospital, entre outros, todos devem possuir entrada e saída, assim são as portas que dão acesso ao sentido à vida, até mesmo na nossa chegada e saída desse mundo, quando as portas da vida se abrem e se fecham.

O ser humano possui várias portas, elas podem ser fechadas ou abertas por ele mesmo, seja ela, as portas dos lábios (Sl 141:3,4); as portas do coração, por onde entra e sai as coisas ruins e boas (Pv 4:23). Jesus descreveu a respeito do que sai e entra, ou seja, o que procedem do coração através das suas portas, se ele tem entrada, tem saída (Mt 12:25; Lc 6:45; Pv 4:23). Nós temos o controle daquilo que entra e que sai a essa nossa porta “o coração” essa porta é o meio pelo qual Jesus bate querendo entrar e ter acesso (Ap 3:20), essa porta como já disse somente será aberta por nós, nesse caso a fechadura é pelo lado de dentro, isso quando se refere às nossas vontades de abrir ou não.

AS PORTAS DE JERUSALÉM.

Em Jerusalém, tanto na cidade antiga quanto a nova havia muitas portas, cada uma delas tinha um significado do porque da sua existência, destaco aqui apenas duas sem muito pormenores, na cidade antiga havia oito aportas, uma delas era a porta da misericórdia, em Jerusalém havia doze, uma delas a porta das ovelhas, assim como a porta formosa que dava acesso ao templo (At 3:1-6).

A PORTA DA ETERNIDADE.

Para ter acesso a eternidade só há uma porta, não existem portas como algumas religiões ensinam, nenhum homem tem a capacidade de fechar ou abri-la, não é João e nem Pedro, nem medianeiros são para facilitar a entrada por essa porta. Deus estabeleceu essa única porta e com a única chave, Jesus Cristo, ele tem a chave de Davi, não duas e nem três chaves, mas uma única chave (Ap 3:7,8). A porta que fecha ninguém abre, e a que ele abrir ninguém fecha, porém, a porta que dá acesso ao reino dos céus nem todos procurarão entrarão por ela (Sl 118:20; Mt 7:13-14; Jo 10:3-5; Ap 3:7,8; Is 22:22; Jo 10:2). Qualquer porta que Deus abrir para você os inimigos se levantam (I Co 16:9), mas saiba de uma coisa, ninguém pode fechar.

                Jesus é a nossa porta, essa porta nunca estará fechada para que deseja adentar nela, ele é a porta das ovelhas, portanto não desanimemos diante demais portas fechadas, porque a maior está aberta para nós, as outras portas a sua chave abrem qualquer uma delas, ele quebra os ferrolhos das portas de bronze, de madeira ou de ferro para nos trazer vitórias (Is 45:1-3). Deus tem o poder de muito mais daquilo que pedimos, acreditem (Ef 3:20), existe algo difícil para quem tem a chave que abre porta? (Gn 18:14; Lc 1:37), saiba que Deus não nos abandonará, nem dará as costas pra você nos momentos mais difíceis da sua vida (Is 54:10), portanto a sua confiança nele fará com que as portas sejam abertas por ele, glorifiquem a Jesus, por aquilo que ele pode e faz. Jesus disse: “Eu sou a porta”

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto