SERVOS INÚTEIS.

 

ESBOÇO 1246
TEMA: SERVOS INÚTEIS.
TEXTO: LUCAS 17:7-10

    Essa brilhante ilustração proferida por Jesus é de grande importância, e dela extrairmos lições para serem aplicadas no nosso cotidiano, principalmente na vida espiritual. Sempre houve razões para que Jesus exibisse as suas belas parábolas com a finalidade de ensinar, que fosse por algumas circunstâncias ou por indagação dos seus discípulos. As parábolas sempre estavam ligadas ao espiritual.
 
O SERVO E O SEU SENHOR.
Na antiguidade o tratamento entre servo e senhor, principalmente naquela cultura o servo era um escravo, ele não tinha acesso direto ao seu senhor, até durante as refeições eles eram tratados como servo sem elogios e privilégios, jamais sentar à mesa com seu senhor, isso era algo difícil de acontecer (Lc 17:7).
 
O DEVER DO SERVO.
O servo sempre deveria estar à disposição do seu senhor para fazer tudo o que lhe fosse ordenado, aqui a prioridade era servir enquanto o seu senhor comia e bebia sem que o servo se importar-se com o tempo, depois de servir seria liberado pelo seu senhor, daí em diante ele podia comer e beber (Lc 17:8). O senhor jamais agradecerá ao seu servo pelos seus feitos, pois a ele era imposta essa obrigação (Lc 17:9).
 
TODOS NÓS SOMOS CONVOCADOS A SERVIR.
Muitas vezes temos a impressão que já fizemos muito e não somos reconhecidos por aquilo que fizemos, os discípulos também buscavam reconhecimento e destaque, eles desejavam saber quem seria o maior entre eles (Mt 18:1-5, 10; Lc 9:46-50), ou primeiro lugar (Lc 14:1, 7-14). Jesus deu-lhes a maior uma grande lição sobre o valor da humildade. Não devemos pensar que já fizemos para Deus representa muita coisa, embora Deus leve em consideração as nossas possibilidades ou nossos limites, no entanto dentro dos seus limites faça o que você não pode e o que você não pode outros faz.
 
O âmago dessa parábola é servir bem. Todos nós somos servos diante do nosso SENHOR, ele não se impressiona por aquilo que você faz, no entanto devemos fazer tudo aquilo que ele nos ordena “Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que vos for ordenado, devem dizer: Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever” (Lc 17:10). Amados, jamais toque trombeta pelo que você fez ou faz, você é servo, e como servos de Deus não pertencemos a nós mesmos, no entanto dependemos exclusivamente a ele, pois tudo é dele. Essa parábola revela o árduo trabalho do cristão aqui na terra em servir ao Senhor, a comida e a bebida consistem em fazer a sua vontade do meu pai disse Jesus (Jo 4:32-34). Amados, apenas sirvam!
 
Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto