PRINCÍPIOS PARA A VIDA CRISTÃ.

 

ESBOÇO 1087

TEMA: PRINCÍPIOS PARA A VIDA CRISTÃ.

TEXTO: ÊXODO 20:1-17

Inicio dizendo que Deus estabeleceu princípios e regras que são fundamentais a conduta humana, as normas visavam o bem-estar de todos os homens, dando a cada indivíduo o direito de livre escolha se obedecer ou não. Talvez seja forte o que falarei nesse comentário, contudo serve de despertamento para o povo de Deus. No assunto citarei rapidamente sobre as instituições humanas e a igreja.

LIVRES ESCOLHAS.

Deus nos deu a liberdade de fazer as nossas escolhas, isso para todas as finalidades, no entanto devemos saber que todas as nossas escolhas se deparam com instituições e elas são regidas por normas ou regras, aqueles que ingressarem nessas instituições devem ter a ciência que há deveres ou obrigações e elas serão cobradas. Algumas pessoas não gostam de submeterem-se as normas em determinados lugares, mas é preciso levar em consideração que nenhuma instituição é obrigada a aceitar pessoas que não cumpram normas, isso é valido para todas as instituições, principalmente as religiosas as que irei focar mais adiante.

DEFINIÇÃO

1. Normas; lei, preceitos, regras, padrão.

2. Regulamentos; normas, preceitos, determinação, portaria, prescrição;

3. Disciplina; ordem, norma lei, regras. 

NORMAS DE TRABALHO.

1. Capacitação: É imprescindível em muitas empresas, elas requerem uma preparação.

2. Fardamento: Há empresas que exigem que seus funcionários trabalhem fardados;

3. Equipamentos de segurança, ele é essencial para evitar acidentes;

4. A empresa pode punir com suspensão e até demitir o funcionário que não cumpram as normas de segurança.

INSTITUÍÇÕES PÚBLICAS

1. Nas instituições públicas existem normas para ter acesso a elas, exemplo: Quartéis, Fóruns, entre outras, elas não permitem que as pessoas se dirijam sem se adequarem as suas normas, por exemplo: estar com trajes inadequados como bermudas, camisetas regatas, sem camisa, embriagado ou armado, essas normas devem ser obedecidas sob penalidades.

OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

1. Estatuto e regulamento para servidores públicos regem a conduta do funcionalismo e a maneira como desempenhar as suas funções.

2. As instituições públicas podem punir com advertências e até com suspensão caso o funcionário continue a descumprir o estatuto do servidor.

As empresas privadas também têm suas normas e são impostas para que sejam cumpridas pelos seus funcionários sob algumas penalidades e até rescisão do contrato de trabalho.

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS.

As instituições religiosas também tem o seu estatuto e nele há regras impostas ao que se tornar membro daquela instituição, entretanto ninguém é obrigado a cumprir tais regras, mas também a igreja não será obrigada a recebe-lo ou mantê-lo como membro. No ato da profissão de fé o candidato ao batismo declara publicamente a obedecer fielmente às normas, obediência a Deus e a igreja, ou seja, os princípios cristãos, se ele não cumprir está sujeito a ser corrigido.

A IGREJA PRIMITIVA

Os apóstolos se apropriaram das normas já existentes baseadas nos dez mandamentos, a igreja zelava pela ética e os bons costumes dos seus membros, assim sendo, caso a pessoa aceitasse seriam consideradas fiéis a aqueles princípios, os ensinamentos de Cristo também deviam prevalecer entre os cristãos, as pessoas que não as cumprissem ou vivessem conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, aquele indivíduo deveria ser considerado desobediente, o qual deveria ser afastado (I Co 5:11; Mt 18:17; 2 Ts 3:6,14). A bíblia também apresenta os deveres sociais e espirituais do cristão (Hb 13:1-6; 13:7-17), vejam a seriedade que havia entre os cristãos naquela época leia como havia um grande temor na igreja (At 5:3-5).

DEVERES DOS LIDERES

Era obrigação dos bispos terem as qualificações morais e espirituais para dirigir o rebanho. Eles deveriam servir de exemplo para os fiéis em tudo, essa missão é de grande responsabilidade, não somente no primeiro século, mas até os dias atuais. Todo Pastor, Bispo, Diácono tem a responsabilidade imposta pela própria palavra de Deus, tanto AT. Quanto o N.T. eles apresentam as qualificações para o exercício do sacerdócio. O bispo ou apóstolo deve ser sempre o exemplo para o rebanho, pois o destino do rebanho depende dele, e ele dará conta a Deus.

A IGREJA UM ABIENTE SAGRADO.

A igreja não é qualquer um lugar, senão a casa de Deus, todos aqueles que adentram deve ter o sentimento da presença de Deus ali (Ec 5:1; Ex 5:5; I Sm 15:22). Jesus expulsou os cambistas, trocadores e comerciantes do templo alegando ser aquele recinto a casa do seu pai, casa de oração (Mt 21:13), mas será que Jesus exagerou? Vejam (Is 56:7; Jr 7:11). A casa de Deus é o lugar aonde permanece a glória de Deus, lugar santo e sagrado. Ultimamente muitos cristãos não reverenciam a Deus, mas seus celulares, suas sefs, bate papos na hora do culto, isso é ser irreverente e um impedimento do mover do Espirito de Deus no ambiente de adoração (Ec 5:1,2).

Amados, devemos entender que na igreja do Senhor há normas ou regras que são baseadas nos princípios estabelecidos por Deus. Devemos guardar os nossos pés ao adentrarmos a casa de Deus, muitas vezes a casa está cheia, mas de gente vazios de Deus, parece que aquele sentimento cristão do princípio da fé está desaparecendo, e isso é o resultado do afastamento de muitos dos cultos de doutrinas. Muitos não têm mais a noção do que um culto a Deus, pois perderam a sua espiritualidade e estão vazios e praticamente para os tais o culto não tem sentido, assim vão ao culto apenas para o culto ouvir o que gostam, ou seja, aquilo que massageiam o seu ego, isso é um perigo a fé “Quando o Senhor vier será que achará fé na terra?” Pensai nisso antes que o Senhor venha, ainda a tempo de voltar ao primeiro amor. “OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR.” (I Sm 15:22).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com


Nenhum comentário:

Foto