ESBOÇO 1273 AS TRÊS SERPENTES.

 

ESBOÇO 1273
TEMA: AS TRÊS SERPENTES.
TEXTO: Pv. 14:30; 27:4; Tg. 3:16; Lc. 22:47-48; Sl 106:13-14.

Três coisas que existem no homem, caso não estejam em nós, certamente estarão em outras pessoas. Muitas vezes elas se escondem de maneira que pouco percebemos, elas se revelam em pessoas que menos esperamos, a inveja, a traição e a ingratidão.

I.                     INVEJA
Inveja é um sentimento do qual a pessoa deseja de possuir o que é alheio, mesmo de forma moderada em algum momento à atinge. A inveja não controlada causa desgosto na pessoa ao ver a felicidade e o sucesso alheio, isso pode terminar em tragédia. Existem pessoas que são invejosas, mas não demonstram e quando é revelado ele já está em extremo. A inveja no princípio culminou no primeiro homicídio no mundo (Gn 4:6-8).

II.                   TRAIÇÃO
A traição é uma quebra de fidelidade muitas vezes com prejuízos, geralmente há alguns sinais de traição acompanham certas pessoas, até que o ato da traição seja consumado, a mudança de comportamento, a insegurança, falta de firmeza no trato entre outros. Devemos levar em consideração que nem toda divergência significa uma traição ou quebra de fidelidade, como muitos tratam, mas, “poderão andar dois juntos se não estiverem de acordo?” (Am 3:3). Na Bíblia há muitos exemplos de traição (Jz 16:18; I Sm 18:17; 2 Sm 11:15; Pv 25:9-10; Sl 41:9). Nos últimos tempos a traição se intensificará (Mt 24:10; Lc 21:16).

III.                 INGRATIDÃO.
É uma qualidade de ingrato, alguém que não reconhece algo que foi feito por ele, ou seja, o ingrato não reconhece algum benefício feito em seu favor. Aquele que recebeu um benefício também não pode se tornar escravo daquele favor, ou seja, nunca faça um favor a alguém com o intuito dele se tornar um dependente seu (Mt 6:3). Quando fizer algo por alguém não espere retorno, mas o reconhecimento é um ato de humildade, na Bíblia há vários exemplos de ingratidão, entre eles estão o paralitico que fora curado no tanque de Betesda (Jo 5:1-9,21), e os nove leprosos que foram curados naquele encontro com Jesus, somente um voltou para agradecer (Lc 17:17). Os ingratos compreendem que aquilo que fizeram por ele era apenas uma obrigação isso é muito ruim.

Em todos os lugares há essas três classes de pessoas, invejosas, traidoras e ingratas, fiquem certos que o encontro com pessoas dessa natureza é inevitável, porque esses males estão arraigados no ser humano fazendo parte da sua natureza. Devemos fazer a nossa parte e nos esforçar para evitar que não façamos usos dessas três coisas danosas, mesmo sabendo que não estamos isentos de que alguém usem contra a nós esses artifícios. Peçamos a Deus que guarde os nossos corações para não sermos afligidos nesses últimos dias, onde há tantas pessoas dispostas a praticarem esses males.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto