TEMA: EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL

ESBOÇO 369
TEMA: EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha...” (Mt 7.24-27; Lc 6.47-49).

A edificação cristã sempre foi motivo de discussão nos evangelhos e nas cartas de Paulo, pois a estrutura espiritual do crente depende da aceitação e prática da palavra de Deus em seu coração. O texto escolhido para a meditação revela como se processa o amadurecimento espiritual daquele que guarda a sua palavra, bem como daqueles que não observam os mandamentos do Senhor. Jesus fez uma comparação de duas casas e seus alicerces com a finalidade de dar-nos uma importante lição.

I. As duas virtudes
Duas coisas são imprescindíveis para auxiliar o ser humano na construção do caráter, escutar e praticar.
a) Escutar, nem sempre guardamos o que escutamos durante a nossa vida, muitas coisas deixamos de guardar porque julgamos não serem importantes, ou simplesmente ouvimos ou nos tornamos ouvintes esquecidos (Ez 33.32).

b) Praticar, o exercício da palavra é um processo que resulta na edificação espiritual do cristão, o processo de amadurecimento e edificação vai acontecendo de acordo a prática da palavra de Deus.

Essas duas virtudes são fundamentais para quem quer construir um bom edifício espiritual, como também uma vida digna e privilegiada.

II. Os dois fundamentos
Jesus fez uma ilustração sobre dois fundamentos, à casa construída sobre a rocha e a outra sobre a areia, ambas as casas estavam em pé, talvez fosse de iguais feitios e não houvesse a possibilidade de conhecer qual delas estava bem alicerçada, porém seria revelada caso viesse a sofrer alguns detrimentos motivados por infiltração de água, terremotos e enchentes.

a)Uma casa sobre a rocha,
tudo que tem estrutura tem condições de prevalecer às dificuldades. Na vida enfrentamos vendavais e tempestades, porém suportamos e atravessamos, mas se não fosse à edificação sólida não teríamos condições de superá-las. Guardar a palavra de Deus é adquirir solidez, nada lhe abalará.

b) Uma casa sobre a areia não tem estruturas suficiente para suportar qualquer tempestade, logo serão abaladas e certamente será grande a ruína, isso tem acontecido com casa, prédios, bem como na vida espiritual, assim são aqueles que não praticam os mandamentos do Senhor.

Devemos ter muito cuidado com a aparência, há muitas casas bonitas, porém sem alicerces, quantas pessoas cristãs são julgadas firmes e não são, às vezes cantam, pregam bonito, se vestem como verdadeiros santos e encantam pessoas, mas são verdadeiras casas sem alicerces, qualquer vendaval racha paredes, e muitas delas não dão nem para usar escoras e maquiá-las.

“Não há paredes fortes com alicerces fracos”.

“Não há homem tão forte sendo fraco de caráter”.

Quanto mais forte é um caráter, menos sujeito está à inconstância”. Stendhal

Saiba! Tudo o que se constrói na vida sem alicerces acaba em ruínas.

III. Características de pessoas que tem uma edificação sólida
1. Edifica os outros (Rm 14.19; 15.2; I Co 3.9; 14.12,26; Ef 2.20-22; 4.12;16,29).
2. Nada o abala (Rm 8.35-36), será como uma árvore plantada junto a ribeiro de água (Jr 17.8; Sl 1.3).

Amados (a), tanto na formação espiritual quanto no caráter devemos estar alicerçados em todos os princípios cristãos, na obediência a palavra de Deus e constante na fé, pois se guardarmos esses requisitos jamais seremos abalados. Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareisI Pe 1.10

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto