O ESTRESSE E A ANSIEDADE




ESBOÇO 524
TEMA: O ESTRESSE E A ANSIEDADE
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” Fp 4:6.

            É possível notarmos que atualmente o mundo tem sofrido grandes transformações, estas têm exigido do ser humano enorme esforço para se adaptar a nova realidade, tanto no estado físico, mental e social. Isso tem acontecido devido o desenvolvimento tecnológico e a rapidez dos meios de comunicação social, ocasionando uma nova dinâmica às relações humanas, essas mudanças afetaram na conduta, modo de agir e pensar das pessoas. A vida agitada, principalmente no mundo de pós-modernidade os indivíduos procuram de um lado para outros meios para fugir ou vencer os problemas, isso gera o estresse tornando-as inseguras e cheias de dúvidas. De forma rápida discorreremos sobre a estricção e a ansiedade das pessoas gerada por esse desenvolvimento.

O que é o estresse?
No dicionário Aurélio “é um conjunto de reações do organismo e agressões de origens diversas, capazes de causar-lhe desequilíbrio interno”, isso pode influenciar em vários aspectos. Observamos o individuo no relacionamento social, com a família, amigos e até na igreja, e pode ser algo decisivo para desencadear um alto grau de estresse e ansiedade, e às vezes essa ansiedade e busca incessante gera uma inquietação provocando incerteza existencial. Acreditamos que a modernidade trouxe todos esses problemas para a sociedade, e consequentemente o resultado será muito pior, a ansiedade, depressão e o estresse patológico atinge quase todo ser humano, no entanto esse mal generalizado e constante não está ligado a uma única causa, as pessoas que sofrem desse problema vivem num estado de tensão e preocupação contínua, os sintomas podem perdurar por mais tempo, mesmo que a causa do estresse já tenha acontecido. Os que sofrem se tornam tão ansiosos que eles não são capazes de relaxar, descansar e dormir. O mais agravante é que esses problemas podem levar às pessoas a incapacidade não somente nos relacionamentos, mas também na execursão das suas tarefas, porque o estresse tem seus níveis e devem ser controlados antes que venha alcançar um alto grau.

Algo importante que necessita ser obeservado pelos líderes religiosos, não espiritualizar qualquer anomalia que venha acontecer no organismo humano, o prórpio Jesus disse que os sãos não precisam de médicos e sim os doentes (Mt 9.12), muitos tratam os problemas das pessoas como sendo de origem espiritual, quando as vezes não são. Eu como Pastor já tive experiencias com essas pessoas na igreja e não foram poucas, mas ao ouví-las contar-lhes as suas problemáticas, logo entendi que se tratava de problemas ligados ao estresse, orei por eles e os encaminei para um médico clínico para tratamento e aconpanhei o resultado, porque o mais importante para mim era vê-los bem, fiz isso muitas vezes dentro das minhas possibilidades e pude ter resultados satisfatórios. Cosideremos também que existem outros de orden espiritual, esses aparecem com sintomas e características bem diferentes e precisamos ter muito cuidado para que o discernimento seja corretamente, posteriormente trataremos sobre esse assunto.

A ansiedade pelo ter
Um dos problemas que tem conduzido muitas pessoas ao desespero é o desejo do TER, isso pode gerar uma crise existencial e levar o individuo a valorizar as coisas mais do que as pessoas, portanto é imprescindível termos em mente que as pessoas são mais importantes do que as coisas. Nota-se nas escrituras a ansiedede dos discípulos por elas. A ansiedade se apresenta como um desejo de ver o desfecho de algo que está em sua mente, ou seja, vontade de ver as coisas acontecerem da forma desejada. Os discípulos de Jesus demonstraram o ansioso desvelo pelas coisas terrenas (Mt 6.25-34), e esqueceram da importância dos seus próprio corpos. O desejo excessivo pode levar as pessoas a um extremo muito perigoso, correndo em busca para conseguir o que deseja a todo custo sem medir as consequências sobre ele e as outras pessoas.

As implicações
Enquanto o desfecho daquilo que almejamos não acontece vem o estresse que se instala no nosso peito gerando o mau humor, pavor, debilidade física, alteração do metabolismo sendo capaz de atingir o sistema nervoso central, isso passa a transparecer na mudança de comportamento e na face do individuo, nesse estágio as queixas e os questionamentos são frequentes, o desânimo toma conta, (I Rs 19.4; Jó 10.1; 23.2; Jn 4.3,8; Sl 55.2; 77.3) induzindo o sujeito ao desespero a ponto de desejar a morte,  casos como esses aconteceram com muitos homens de Deus (Nr 11.14,15; I Rs 19.4; Jr 20.14,15, 17,18) e nós não somos diferentes (Tg 5.17). Essa situação torna a pessoa bastante pessimista, não tendo uma visão de superação em baixa autoestima, para ele as demais pessoas podem conseguir superar tudo, menos ele.

Comprometendo a fé
A fé enfraquecida impossibilita ver o seu próprio sucesso, mas nessa extrema situação não devemos nos sentir sozinhos, existem inúmeras pessoas nas mesmas condições ou pior. O importante nesse momento é erguer a cabeça, pedir a Deus força e não olhar para a prosperidade dos outros como fez Asafe (Sl 73.2,3), porque o sucesso e a felicidade não consistem somente nos bens materiais e posições de destaque na sociedade, porém existem pessoas pobres, porém ricas “...como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo possuindo tudo” (2 Co 6.10; Pv 13.7). O Apóstolo Tiago mostra a falibilidade humana e que a glória humana não é nada, também os ricos e opressores são condenados (Tg 4.16; 5.1-6), ele enfatiza também a termos paciência (Tg 5.7-11).

Devemos aconselhar as pessoas a monitorar o estresse, porque o equilíbrio orgânico, emocional e espiritual pode ser conservado através do gerenciamento do estresse. Isso evitará as implicações que poderá resultar no abatimento da fé, mas as escrituras têm palavras de ânimo para os desalentados. “Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus” (Is 35.3,4) “Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10,13). Firmemo-nos a nossa confiança no SENHOR, faça uso diário da fé, mesmo com toda aflição não deixe o desânimo tomar-lhe conta. Deus tem poder de lhe ajudar a superar os obstáculos que tanto lhe inquieta. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). A nossa confiança em Deus é o motivo da nossa superação, tudo tem à hora e o momento certo para que as coisas aconteçam. “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pe 5.7).

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto