PODANDO PARA DAR FRUTO

ESBOÇO 626
TEMA: PODANDO PARA DAR FRUTO
TEXTO: JOÃO 15.2

            Na lavoura são usados alguns processos pelos quais a planta pode produz fruto, esse é um método bastante antigo, o próprio Jesus mostrou que esse era um método que dava resultado. Podemos aplicar esse procedimento no sentido espiritual para que por esse ele o crente produza mais frutos.

Processo de podagem
É o ato de se retirar parte de plantas, como arbustos e árvores, o procedimento é cortar ramos ou galhos inúteis que prejudiquem a produção de fruto. A podagem deve ser feita periodicamente e sempre após a safra (Jo 15.2). Geralmente as árvores infrutíferas não alimentam ninguém, a não ser produzir sombra, no entanto somente às folhas não bastam, e sim os frutos.

Passando Jesus por um caminho sentiu fome e viu uma figueira sem fruto, e disse para ela, nunca mais aja fruto em ti, e ela secou (Mt 21.19). Em outra ocasião ele proferiu a parábola de uma figueira plantada no meio de uma vinha e não produzia fruto, essa árvore além de está plantada no lugar errado ainda não produzia, imediatamente disse ao vinhateiro: corta esta porque está ocupando lugar, o vinhateiro responde: senhor deixa mais um ano até que eu escave e esterque se não der fruto corta-a, certamente esse processo de podagem estava inserido nesse tratamento. Jesus também deixou bem claro quando declarou o pai como o agricultor e seus ouvintes as varas (Jo 15:1-6), as varas que já não dão fruto é porque não tem em si a vida que provém de Cristo.

Lição espiritual
Muitas vezes precisamos PODAR algo que nos impede de frutificar, os ramos da indiferença, do orgulho, da maldade, do modismo e todo tipo de pecado. A nossa frutificação espiritual depende desses fatores, pois temos o dever de produzir frutos e não viver de aparência. Todos têm a oportunidade de produzir frutos, as que já têm fazem-se necessário o processo de poda, porém somos comparados a uma árvore cujos frutos devem aparecer, vivemos neste mundo para produzir e não viver na esterilidade e de aparências, viver de aparência é viver na hipocrisia, não se torne uma figueira estéril, pois o vinhateiro nos dá oportunidade para produzir. È necessário entender que fora de Cristo é impossível produzir frutos, e se houver alguma alguns ramos e coisas que nos impeçam de dar fruto devemos tirar e limpar as que dão frutos para que dê mais fruto. Devemos dar frutos como as jabuticabeiras que dão fruto desde o tronco estendendo-se por toda árvore.


Pr. Elis Clementino-Paulista –PE

Nenhum comentário:

Foto