As inquietudes

Tema. As inquietudes
“O homem nascido de mulher, é de bem poucos dias e cheios de inquietação” Jó 14:1.

INTRODUÇÃO
É quase impossível haver pessoas que não tenha se preocupado ou se preocupe com alguma coisa nessa vida, o motivo é que estamos rodeados de problemas, às vezes contraídos por nós mesma (Lm 3:39), sejam eles familiar, econômica, saúde, injustiças e até oposições de Satanás a nossa fé. As dificuldades acompanham o homem desde a sua queda no Éden, finalmente todos nascido de mulher experimentarão dores e aflições (Gn 3:17-19; Jó 5:7), e por isso ele vive pouco e é cheio de inquietação (Jó 14:1). Neste comentário analisaremos o quanto é dura a vida, e como devemos ser fortes para superar as inúmeras dificuldades do cotidiano até o nosso último instante de vida na terra.

Os problemas da vida.
  • Após o pecado do homem, os sofrimentos passaram a fazer parte da história da humanidade e jamais podemos nos livrar deles, entretanto devemos saber, não é porque somos crentes e filhos de Deus por adoção que não enfrentaremos as duras conseqüências do pecado. O próprio Senhor em palavra de despedida com os discípulos disse que no mundo eles passariam por aflições (Jo 16:33), mas ao mesmo tempo lhes deu uma palavra consoladora “tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

Os problemas contribuem para o bem?
  • Conforme Paulo escreveu aos romanos; todas as coisas cooperam para o bem (Rm 8:28), embora seja danoso as coisas que sofremos nessa vida, mas Deus opera em tudo para o nosso bem, sendo Ele capaz de transtornar ou modificar todas as circunstâncias que nos rodeiam, a fim de que sejam benéficas, contudo os propósitos dEle devam ser cumpridos em nós, sendo que essa forma dele trabalhar não é para todos, mas para aqueles que o amam.

“Foi-me bom eu ter passado por aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119:71).

“Eis que foi para a minha paz que estive em grande amargura” (Isa 38:17)

“Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência; e a experiência a esperança”. (Rm 5:3,4)


Dificuldades; meios que nos aproximam de Deus.
  • Você já imaginou se vivêssemos no mundo sem problemas? Qual seria a ponte que nos levaria a Deus? Mas isso não significa que só devemos nos aproximar de Deus por intermédio dos problemas. Necessitamos sempre de buscar a Deus independentemente das circunstancias, agora é obvio que os problemas nos aproximam de Deus, e nos tornam dependente dEle, se não fossem as dificuldades, como seria a luta pelos nossos ideais, certamente algo de ruim como a acomodação tomaria conta de nós e não nos deixaria prevalecer sobre as esfinges da vida, sendo assim seria muito pior.

“Quando as portas se fecham, a primeira coisa que o homem se lembra é de Deus; Quando as portas se abrem a primeira coisa que o homem faz é se esquecer de Deus.” A dor e o sofrimento nos levam a clamar por Deus.

Os nossos objetivos nos levam a lutar como atletas.
  • As necessidades nos fazem correr em busca daquilo que desejamos, por isso devemos tomar como exemplos os atletas em um estádio, onde todos lutam, mas somente um alcança o prêmio (I Co 9:24-27), tenhamos a mesma atitude de luta mediante os nossos propósitos ou objetivos. “parado não chegaremos a lugar algum”, e para alcançarmos o pódio das conquistas é preciso lutar com coragem e determinação.

“O atleta só não é coroado se não lutar legitimamente” (2 Tm 2:5). “Vencer é lutar; parar é perder”

CONCLUSÃO
A confiança em Deus mediante os problemas que enfrentamos na vida é tudo para vencer. Coragem, otimismo e determinação são imprescindíveis, essas coisas não devem faltar; sobretudo a certeza que Deus está no controle de tudo, e com Ele no barco as tempestades destruidoras não nos alcançarão. Devemos entregar a direção da nossa vida ao Senhor, e usar a fé, pois ela é a única arma que não deve ser abandonada, certamente seremos vitoriosos, visto que a fé tem forças para remover montanhas (Mt 21:21).

“Não estejais inquietos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e suplicas, com ações de graças.” (Fl 4:6)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto