TEMA: PRUMO, NIVEL E CORDEL

ESBOÇO 344

TEMA: PRUMO, NIVEL E CORDEL

Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; eliminarei Jerusalém, como quem elimina-a sujeira de um prato, elimina-á e o embarca” 2 Rs 21:13


O prumo, nível e cordel são instrumentos usados para se fazer uma avaliação, medição e veracidade de um trabalho de alvenaria entre outros, podemos também fazer uma aplicação no sentido espiritual com relação à conduta humana, se estar aprumado ou desalinhado no seu comportamento. O prumo é mencionado na bíblia como instrumento para alinhar ou aprumar espiritualmente o comportamento do povo. São instrumentos simples e comuns usados pelos construtores, eles foram utilizados alegoricamente (expressão ou idéia sob a forma figurada).


- Ética é a parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana; Conduta, comportamento, procedimento revela o homem bom ou mau.


1. Utilidades dos instrumentos

1.1. O prumo nas escrituras é representado pela palavra de Deus, que serve de regra para a nossa conduta e ética cristã, ela é o cânon (regra, preceitos, disciplina eclesiástica) vara de medir que rege as nossas vidas (Js 1.7; Dt 5.32). O prumo é usado para fazer avaliações verticais em alvenarias, basta olhar como o pedreiro trabalha com o prumo, pois este mede espiritualmente a nossa postura com relação a Deus.


1.2. O nível serve para nivelar, igualar, deixar plano, verificar declive e aclive, alinhar, é valido mais para superfícies horizontais, podendo se referir a nossa situação como estamos vivendo aqui se uma vida reta diante de Deus ou cheia de altos e baixos.


1.3. Cordel era uma linha ou cordão barbante que é usado como figura para se fazer medidas, a bíblia menciona que Deus media com cordel, isso se referia a medição espiritual do seu povo (Am 7.17; Zc 2.1; 2 Rs 21.13).


1.4. Deus também aproveita os símbolos balança, pesos e medidas, para avaliar também a nossa conduta, a sua balança é fiel (Lv 19.36; 1 Sm 2.3; Jó 31.6; Dn 5.27). Mas em algumas vezes Deus deixa de usar prumo, cordel e nível para usar a espada como fez na casa de Davi e de tanto outros para executar a sua justiça (2 Sm 12:9,10); Deus também usa o anzol, este colocado no nariz impede, ou seja, limita como se fazia com os escravos e cativos (2 Rs 19.28).


2. Em que situação Deus usa expressão figurada para nos corrigir?

a) Quando deixamos de guardar os preceitos (lei) do Senhor (Dt 5:32; Js 1:7)]; b) Quando andamos segundo os nossos caminhos; c) Quando endurecemos o nosso coração e não queremos dar importância a voz do Espírito Santo.


Deus usaria de justiça com as mesmas medidas usadas na casa de Acabe e da nação de Israel, seria também aplicada a Judá (Lm 2.8; Am 7.7-9).


Exemplos consideráveis

O prumo de Deus trouxe exterminação para a casa de Acabe (2 Rs 9.33; 10. 10,11).


Manasses rei de Jerusalém fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor desterrara das suas possessões e por isso Deus usou o prumo da casa de Acabe (2 Rs 21.2,13; 1 Rs 16.30 a 33).


Acazias andou no caminho da casa de Acabe e fez o que era mau aos olhos do Senhor, pois ele era da família de Acabe (2 Rs 8.27).


Nabucodonosor foi pesado na balança de Deus pelo orgulho e presunção (Dn 4.30 – 32).


Belsazar abonou um banquete no palácio real profanando os utensílios sagrados da casa de Deus e por isso foi pesado na balança e achado em falta (Dn 5.5, 25-28).


Devemos ter cuidado para que o prumo de Deus não chegue até nós como justiça, ele não se intimida e nem é levado por idade e nem respeito humano, Abraão com noventa anos ouviu a voz de Deus dizendo: Anda na minha presença e ser perfeito (Gn 17.1), não importa quem você seja, ande na presença de Deus, que possamos dizer como disse Jó pesa-me em balança fiel e saberá a minha integridade, isso significa vida e consciência limpa diante do Senhor e dos homens.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE


2 comentários:

Pr. Honorato Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pr. Honorato Santos disse...

Paz do Senhor Pastor!
Muito oportuna suas palavras, pois vivemos dias de completa negligência, desleixo para com as normas e cuidados na construção de edificações materiais e espirituais. Não basta alicerçar na rocha, é preciso usar os instrumentos aferidores para uma boa edificação. 1Co 10.12 "Aquele, pois, que cuida estar em pé, OLHE que não caia"
Na Paz de Cristo,
Pr Honorato Santos.

Foto