AS REVELAÇÕES DIVINAS


ESBOÇO 451
TEMA: AS REVELAÇÕES DIVINAS
“Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7); “O segredo do Senhor é para os que o teme, e ele lhes fará saber o seu concerto” (Sl 25.14)

As revelações divinas ainda são mistérios para os homens, estamos muito longe de entendê-las, mas sabemos que algumas delas são reveladas a indivíduos. As revelações incidem na vida de algumas pessoas, e não entendemos o porquê, só Deus sabe. Existem nas escrituras algumas pessoas que tiveram estreito relacionamento com Deus e receberam manifestações surpreendentes, atribuímos isso a esse relacionamento. Não é regra Deus ter que revelar seus mistérios a respeito do próprio homem, como também os pertencentes a Ele, mesmo que a pessoa venha ter um estreito relacionamento.

Algumas revelações de Deus
Há grandes variedades de revelações espirituais, sonhos, visões e profecias (Am 3.7). A primeira
revelação de Deus ao homem a respeito de Cristo foi no Edem (Gn 3.15); Deus se revela a Noé (Gn 6.13); O Senhor não ocultará os seus segredos a Abraão (Gn 18.17); Através de sonho Deus revela algo a Jacó (Gn 28.11-14); José teve revelações através de sonhos (Gn 37.5-10); Moisés teve revelações importantes, entre elas a visão da sarça (Ex 3.3); Samuel teve revelações respeitáveis da parte de Deus (I Sm 3.16,17); Deus revelou a Natã o pecado de Davi (II Sm 12.9); Elizeu recebe revelações sobre os planos do rei da Síria (2 Rs 6.8-13); Os pecados podem ser revelados antes do juízo (I Tm 5.24,25); Ananias teve revelação a respeito de Paulo e Deus manda ele orar por Paulo (At 9.12); Pedro teve várias revelações, entre elas a visão do lençol atado pelas quatro pontas (At 10.9-13); Deus revela a Paulo sobre um naufrágio do navio (At 27.10); Paulo teve várias revelações, entre elas a visão do espinho na carne (2 Co 12.1-10); João Evangelista teve revelações na Ilha de Patmos (Ap 1.1).

Deus revela a quem ele quer
Não é regra Deus fazer conhecido os mistérios que ele tem com certos indivíduos. Existem coisas encobertas que pertencem somente a Ele, ou seja, só ele sabe (Dt 29.29), e às vezes revela a quem ele quer, a alguns ele revela e a outros não (2 Rs 4.27), os seus mistérios são inquestionáveis. Temos alguns exemplos nas escrituras; Deus não se revelava a Saul, nem por sonhos, nem por urim e tumim (I Sm 28.6). “Quando Deus se cala o homem se inquieta”. A outro, Deus se revelava surpreendentemente de maneira especial.

As revelações de Deus ao homem não são motivos de orgulho, mas de muita modéstia “humildade” (2 Co 12.7).

Deus conhece todas as coisas
Um dos atributos de Deus é a onisciência, ele sabe todas as coisas, para ele nada está encoberto (Hb 4.13), até o que está no coração dos homens antes que eles pensem (Sl 139.2-4);  O homem também pode revelar o que está dentro do seu coração através das suas atitudes (Mt 7.16-19), mas outro homem não sabe o que está dentro do coração do outro (I Sm 16.7).

            Todo homem deve se aproximar de Deus em harmonia e perfeita comunhão com ele, dessa forma ele pode ser agraciado e receber revelações espirituais, tanto para o seu bem quanto para dos outros, lembremo-nos de José, as revelações de Deus a ele mostrava o que ele seria no futuro, seu pai sabia que algo de especial havia entre Deus e José, mas guardava em silêncio no seu coração (Gn 37.11). Deus às vezes revela algo que está no seu coração ao homem, não para ele se orgulhar ou demonstrar ser tão espiritual mais do que os outros, e sim para que algo que está no seu coração seja concretizado para a glória do seu nome.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE


Nenhum comentário:

Foto