A ALTIVEZ DE ESPÍRITO


ESBOÇO 539
TEMA: A ALTIVEZ DE ESPÍRITO
“O orgulho precede a ruína” Pv 16.18

O orgulho humano pode trazer muitas consequências, a empáfia tem encontrado abrigo no coração de muitas pessoas, o orgulho é pertinentes ao sentimento humano, muitos conseguem controlar, mas outros não. As pessoas podem ter algum tipo de orgulho, mas de maneira ajuizada e comedida, não permitindo que esse sentimento lhe conduza a infelicidade, o individuo pode se orgulhar daquilo que faz de bom, isso é natural é do próprio ser, porque ele carrega dentro de si esse sentimento. Todo homem adora de ser massageado e louvado pelas suas atitudes, uns se gloria das más obras, outros das boas.

Definição
“Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou anseio elevado de dignidade pessoal”. As pessoas orgulhosas se sentem altamente dignas de serem louvadas através das suas obras, e não se sentem bem quando outras pessoas estão sendo elogiadas, essa é uma das marcas do orgulhoso, eles são incapazes até de parabenizar o próximo quando são promovidas ou destacadas em algum evento. A humildade é o oposto, a pessoa humilde reconhece as suas limitações, ela é muitas vezes lisonjeada, mas não se ufana, e quando o próximo se destacar ele o parabeniza, esse é um gesto de humildade. Biblicamente, subtende-se a consciência das nossas fraquezas e a adesão de atribuir em imediato todo crédito a Deus e ao próximo por aquilo que realizamos. Deus rejeita o coração soberbo “Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.” (Sl 138.6). Todo soberbo ficará só, - “Então tropeçará o soberbo, e cairá, e ninguém haverá que o levante..” (Jr 50.32a), há outros males promovidos pela soberba “É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.” (I Tm 6.4)

Exemplos de pessoas orgulhosas
Há algumas comprovações bíblicas que o orgulho induziu muitas pessoas aos infortúnios, porque o homem na sua soberba é capaz de realizar coisas absurdas, humilhar e mutilar pessoas. O rei Adoni-Bezeque, prendeu setenta reis e cortou-lhes os dedos polegares das mãos e dos pés, além de fazer os reis prisioneiros comerem as migalhas que caíssem da sua mesa, submetendo-os aos mais baixos níveis de humilhação (Jz 1:6, 7). O rei Uzias, exaltou-se quando se fortificou e infringindo os mandamentos do Senhor, entrou no altar do Senhor para queimar incenso, deixando de lado a quem pertencia esse ofício (os sacerdotes), grande foi a sua altivez de espírito (2 Cr 26:16-20). O rei Nabucodonosor se orgulhou das suas obras e atribuiu toda glória a ele (Dn 4.30). Belzsazar com o seu grande banquete (Dn 5.23). Existem ainda outros orgulhosos espirituais: Eliú o último acusador de Jó sentia-se puro (Jó 33:9); O fariseu que orava em pé. (Lc 18:11); O inchado de coração. (1 Co 4:18); O rico que de nada tem falta. (Ap 3:17).

A recompensa dos orgulhosos
Todos esses foram recompensados pelo seu orgulho, porque tudo o que o homem semear isso ceifará (Jz 1.6; 2 Cr 16.20; Dn 4.16,25, 32,33; Dn 5.23; Gl 6.7) “A soberba é o abismo onde costuma desaparecer até o verdadeiro mérito” (Montalvo). A arrogância faz desaparecer todas as virtudes que um homem possa ter.

Deus não é levado por respeito humano, ele está acima de tudo, só a ele pertence toda autoridade e glória. As recomendações Bíblicas são evidentes quanto aos resultados das pessoas orgulhosas. Reconheçamos as nossas fragilidades, enquanto não fizermos isso as nossas virtudes não aparecerão. A humildade é o melhor caminho para quem quer receber aprovação divina (Mt 11.19). Tenhamos cuidado para não sermos atingidos pela altivez de espírito, pois esse mal que leva as pessoas a sentirem a sensação de grandeza e poder.

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto