O JOVEM E SUAS ESCOLHAS



ESBOÇO 538
TEMA: O JOVEM E A SUA ESCOLHA
Gn 24.1-9

Na contemporaneidade há muitas turbulências envolvendo crianças, adolescentes e jovens em todas as áreas da vida, em razão disso eles precisam serem orientados com o objetivo de encaminhá-los a fazerem as suas escolhas para que tenham um futuro promissor, tanto na área social quanto espiritual. Trataremos rapidamente nesse assunto sobre as escolhas.

Escolhas
A vida é feita de escolhas, e os resultados delas ficarão sob a nossa responsabilidade. Não devemos responsabilizar ninguém pelo resultado, as decorrências virão inevitavelmente, sejam boas ou más, principalmente em relação ao casamento, a moça e o rapaz devem fazer as suas escolhas conscientes das responsabilidades, além disso, eles não devem de maneira alguma transferir para Deus os fracassos das más escolhas (Lm 3.39; Pv 14.14).

Há escolhas que ninguém deve fazer por nós, entre elas eu considero três importantes (1) A profissão; (2) A pessoa com quem você vai casar; (3) A religião. Elas são exclusivamente decididas pela própria pessoa. Essas escolhas devem ser feitas levando em consideração alguns critérios para que posteriormente não venha de alguma forma se arrepender.

A escolha da pessoa com quem você quer casar deve ser feita levando em consideração alguns fatores que são fundamentais: (1) Seja um jovem equilibrado e de bom senso; (2) Que saiba controlar os seus impulsos, ou seja, manter o autocontrole; (3) Que seja afável, de respeito e humilde; (4) Que seja obediente aos superiores em todos os sentidos; (5) Que não ande com pessoas que não possa ser exemplo; (6) Não tenha amizade com pessoas que nada lhe acrescente; (7) Que conheça a si mesmo e suas limitações, considerando a sua área de limite; (8) Saiba que a força moral é superior a física.

Desenvolvimento social
Os jovens devem desenvolver as suas potencialidades em todas as áreas da seguinte forma: (1) Desenvolver socialmente procurando o seu bem estar e das outras pessoas; (2) Ampliar o seu grau de intelectualidade; (3) Ter projetos e propósitos e lutar com afinco por eles.

Escolha que influencia na vida espiritual
Há escolha que influencia diretamente na nossa vida espiritual, principalmente o casamento, por essa razão a escolha deve ser feita cuidadosamente para que não haja jugo desigual. O cuidado de Abraão com o seu filho Isaque foi para que ele tivesse um casamento abençoado e dentro dos padrões estabelecidos por Deus, a moça deveria ser da mesma linhagem, Abraão não desejava que a esposa do seu filho fosse da terra de Canaã, ele havia decidido que o seu filho não casaria com uma mulher cananéia, pois esse era o sistema patriarcal. Abraão manda Eliezer um servo de sua confiança ir aos seus parentes, em Harã, na Mesopotâmia para escolher uma jovem entre as mulheres de sua família que também adorasse ao Senhor Deus de Abraão (Gn 24.1-9), Eliezer recebeu uma missão que não podia ser fracassada.

Envolvendo Deus na escolha
Eliezer tomou dez camelos do seu senhor e partiu para a Mesopotâmia, a cidade de Naor (Gn 24.10), levou consigo presente e mantimentos, lá chegando ajoelhou seus camelos fora da cidade, junto ao poço, na hora em que as mulheres saiam para tirar água (Gn 24:11). Pôr-se junto à fonte orou e pediu sabedoria a Deus, dizendo: “Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão. Eis que estou em pé diante a fonte, e as filhas dos homens desta cidade vêm saindo para tirar água; faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba; e ela responder: Bebe, e também darei de beber a teus camelos; seja aquela que designastes para o teu servo Isaque. Assim conhecerei que usaste de benevolência para com o meu senhor” (Gn 24:12-14). A sua oração foi respondida e antes de Elezier acabar de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saia com seu cântaro sobre o ombro (Gn 24:15). Era uma moça muito formosa e não havia conhecido varão (Gn 24:16). Ela procedeu conforme a oração de Eliezer.

Escolhendo pessoas compromissadas com Deus
Os rapazes e as moças deverão escolher para si pessoas que tenham características importantes que resultem na sua edificação espiritual: (1) Que ele (a) conheça a existência de um Deus que rege todas as coisas; (2) Que tenha o desejo de ouvir a sua palavra; (3) Possua estreito relacionamento com Deus; (4) Que ele (a) sinta a doce presença de Deus, nos momentos de adoração; (5) Que viva em plena harmonia com as pessoas da sua comunidade cristã; (6) Que seja dedicado nas tarefas que lhe é confiada na igreja; (7) Que se mantenha puro, dando lugar ao Espírito Santo desenvolver nele uma obra; (8) Saiba que Deus tem para ele propósitos e projetos firmes; (9) Que Deus está investindo nele (a), e permita que os projetos de Deus sejam cumpridos.

            Deus ainda é o mesmo, e deve ser buscado não somente nas adversidades, mas nas nossas escolhas para que tudo dêem certo. Os jovens devem tomar como exemplo esses princípios para sua própria felicidade, se eles forem desprezados não certamente não terá sucesso, mesmo que ele (a) perca os prazeres efêmeros da vida. A ação de Eliezer em pedir a ajuda divina é um belo exemplo a ser seguido. Quando buscamos ao Senhor ele nos encaminha para uma vida vitoriosa, porque ele quer o melhor para seus filhos, muitas vezes ele quer nos dar o melhor e não queremos.

A impaciência e a precipitação são aliadas que pode nos conduzir a infelicidade.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto