NEM TUDO QUE PENSO DEVO FALAR.

ESBOÇO 670
TEMA; NEM TUDO QUE PENSO DEVO FALAR.
TEXTO: ECLESIÁSTES 3:7

            Há duas coisas que deve ser levado em consideração, pensar e falar o que pensou. Os seres humanos pensam e falam, essas duas faculdades são inerentes a eles e indispensáveis para a sua comunicação. É importante levar em consideração o tempo e modo de expressar verbalmente o que pensou. Ora! A qualquer momento podemos pensar, porém falar o que pensou não. “tempo de estar calado, e tempo de falar; ”(Ec 3:7b).

Pensar
É uma palavra originada do latim, formar idéias, cogitar, raciocinar, refletir, imaginar e julgar. Naturalmente o homem tem a faculdade pensar e expressar por meio da fala o que pensa; coisa que não acontecem com os animais por serem irracionais, embora eles tenham maneira de se comunicarem entre si. Cada indivíduo tem a capacidade de controlar o que pensa e aquilo que fala, ou seja, se fala ou não o que pensou e de que maneira falará o que pensa. A mente humana pode esconder algo que somente pode tornar conhecida através da sua fala ou pelas atitudes.  – (Pensar pode, dizer tudo o que pensou nem pensar), por essa razão acontecem muitas tragédias envolvendo pessoas falam tudo o que pensam.

O poder das palavras
As nossas palavras podem revelar algo que está em nossa mente, sejam boas ou más, elas tanto nos comprometem quanto as outras pessoas, por essa razão elas devem ser ponderadas antes de serem proferidas. As nossas palavras podem ser vazias ou sem efeitos, pois nem sempre estamos aptos nem para ser um mensageiro de noticias. Na Bíblia Sagrada temos um exemplo “Amaás foi um mensageiro sem mensagem nos dias de Davi (2 Sm 18:19-33). Muitas vezes não estamos aptos para dar noticias, sejam elas boas ou más, Joabe o filho de Davi sabia que Amaás não estava apto para dar ao rei a noticia da morte de Absalão naquele dia “Mas Joabe lhe disse hoje não serás o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei.” Sempre há pessoas certas para o momento certo, existem muitas delas que não servem para ser porta-voz, principalmente de autoridade, pois ele pode cria situações desagradáveis tanto para quem ele está representando quanto quem recebe a noticia. Há certas autoridades que tem o seu porta-voz para dar as noticias em seu lugar, mas essas pessoas são qualificadas para esse fim. Amaás se antecipou e não soube dizer o que houve com Absalão “Um mensageiro sem mensagem” Amaás assumiu toda a responsabilidade pela sua antecipação (2 Sm 18:22,23,29).

A precipitação no falar
Antecipar a fala sobre algo sem refletir é precipitação, Salomão interroga dizendo: “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.” (Pv 29:20). “A língua dos sábios adornam a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia” (Pv 15:1,2). Principalmente no meio cristão “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.” (Ec 5:2).

As palavras irrefletidas podem causar transtornos, principalmente nos momentos de iras. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv 15:1).

As nossas ações e palavras estúpidas surgem de dentro do coração “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12:34; 15:19; Lc 6:45).

Controlando a fala “língua”
O controle sobre a nossa língua é imprescindível, a vigilância deve ser constante, o Apóstolo Tiago nos mostram a necessidade de manter o controle sobre a língua, por quê?  (1) Seremos julgados pelas nossas palavras (Mt 12:36,37); (2) Ela mostra os nossos fracassos; (3) As nossas imperfeições e perfeição; (4) A língua pode fazer um grande estrago, ela é a faísca que incendeia um bosque; (5) As duas faces da língua, bendizer a Deus e amaldiçoar os homens (Tg 3:1-13).

            Devemos ser prudentes no nosso falar, porque a nossa fala revela aquilo que esta dentro de nós, ela mostra as nossas imperfeições e tolices, e ainda somos julgados por elas. A língua tem duas faces, com ela bendizemos a Deus e amaldiçoamos os nossos semelhantes, ela ainda exerce juízo sobre nós, ou seja, podemos ser condenados pelas nossas palavras. Amados tenham cuidado com o que fala, saiba que falar pouco e ponderar o que fala é sem dúvida tem uma grande virtude. “Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo.” “Quem fala demais sempre acaba entrando em contradição, então aprenda duas coisas: só fale o necessário e saiba atiçar a língua das pessoas.” Mallu Morais, Saiba você tem a capacidade de controlar a sua língua. “Quem fala tudo o que quer, ouve o que não quer.”

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência 


Nenhum comentário:

Foto