ESBOÇO 1332
ASSUNTO: INTEGRIDADE.
TEXTO: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” (Jó 1:1). “E disse o Senhor a Satanás: Observaste tua a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1:8).
1. Ser íntegro é ser honesto, sincero, reto e inatacável, qualidade que deve estar presente em todo ser humano. Temos na Bíblia o próprio Deus testemunhando da integridade de um homem (Jó 1:1). Para Deus, a integridade de Jó era a base para as outras virtudes, como retidão, justiça, temor a Deus e desviar-se do mal.
2. No sentido bíblico “integridade” também está associada à honestidade, sinceridade e retidão.
3. Integridade é uma das características especiais para o crente ter uma vida bem-sucedida com o próximo, principalmente com Deus.
4. No AT. “a palavra hebraica para “integridade” significa condição de ser sem defeito, perfeição, sinceridade solidez, retidão”.
1. O reto é guiado pela integridade, mas os ímpios são destruídos pela sua própria malícia (Pv 11:3).
2. Quem anda com integridade anda seguro (Pv 10:9).
3. A integridade conduz o homem a habitar com Deus (Sl 15:1-2).
4. O apóstolo Paulo ensinou a respeito da integridade do cristão (Fp 2:15; 4:8; Cl 1:10; I Ts 4:1; 5:23).
1. Citamos anteriormente o exemplo de Jó, mesmo em meio aquela deplorável situação ele manteve a sua integridade (Jó 1:1; 27:4-6). O salmo 15 descreve onze qualidades pelas quais o homem pode chegar-se a Deus (Sl 15:1-5). Os que procederem são aprovados por Deus.
2. José, um grande exemplo de integridade, mesmo quando tentado pela mulher de Potifar (Gn 39:7-23).
3. O profeta Samuel foi um grande exemplo de integridade em ato solene na transição do cargo para Saul (I Sm 12:3-5).
4. Daniel e seus companheiros, um grande exemplo de integridade, mesmo vivendo em ambiente nobre não mudou. Precisamos ter cuidado para não mudar em certos ambientes (Dn 3:1-28).
1. Jesus deixou o seu exemplo de integridade como modelo para os cristãos (Lc 22:42).
2. Ele deixou uma grande lição dizendo: Seja, porém o vosso falar: sim, sim, não, não; pois o que passar disso é de procedência maligna (Mt 5:37; Lc 16:10-11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário