ESBOÇO 1332 ASSUNTO: INTEGRIDADE

 
ESBOÇO 1332
ASSUNTO: INTEGRIDADE.
TEXTO: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” (Jó 1:1). “E disse o Senhor a Satanás: Observaste tua a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1:8).
 
Integridade, esse é um tema que tem comprovações bíblicas, pois integridade é uma das características importantes porque estima o indivíduo. Falarei de maneira sucinta sobre o assunto dando: Definição, princípios bíblicos sobre a integridade, exemplo de integridade e Jesus o modelo de integridade.
 
A.      Definição.
1.       Ser íntegro é ser honesto, sincero, reto e inatacável, qualidade que deve estar presente em todo ser humano. Temos na Bíblia o próprio Deus testemunhando da integridade de um homem (Jó 1:1). Para Deus, a integridade de Jó era a base para as outras virtudes, como retidão, justiça, temor a Deus e desviar-se do mal.
2.       No sentido bíblico “integridade” também está associada à honestidade, sinceridade e retidão.
3.       Integridade é uma das características especiais para o crente ter uma vida bem-sucedida com o próximo, principalmente com Deus.
4.       No AT. “a palavra hebraica para “integridade” significa condição de ser sem defeito, perfeição, sinceridade solidez, retidão”.
 
B.      Princípios bíblicos sobre a integridade.
1.       O reto é guiado pela integridade, mas os ímpios são destruídos pela sua própria malícia (Pv 11:3).
2.       Quem anda com integridade anda seguro (Pv 10:9).
3.       A integridade conduz o homem a habitar com Deus (Sl 15:1-2).
4.       O apóstolo Paulo ensinou a respeito da integridade do cristão (Fp 2:15; 4:8; Cl 1:10; I Ts 4:1; 5:23).
 
C.      Exemplos de integridade.
1.       Citamos anteriormente o exemplo de Jó, mesmo em meio aquela deplorável situação ele manteve a sua integridade (Jó 1:1; 27:4-6). O salmo 15 descreve onze qualidades pelas quais o homem pode chegar-se a Deus (Sl 15:1-5). Os que procederem são aprovados por Deus.
2.        José, um grande exemplo de integridade, mesmo quando tentado pela mulher de Potifar (Gn 39:7-23).
3.       O profeta Samuel foi um grande exemplo de integridade em ato solene na transição do cargo para Saul (I Sm 12:3-5).
4.       Daniel e seus companheiros, um grande exemplo de integridade, mesmo vivendo em ambiente nobre não mudou. Precisamos ter cuidado para não mudar em certos ambientes (Dn 3:1-28).
 
D.      Jesus o modelo de integridade
1.       Jesus deixou o seu exemplo de integridade como modelo para os cristãos (Lc 22:42).
2.       Ele deixou uma grande lição dizendo: Seja, porém o vosso falar: sim, sim, não, não; pois o que passar disso é de procedência maligna (Mt 5:37; Lc 16:10-11).
 
Amados, integridade não tem preço, nela está inserida um conjunto de qualidades que um cristão necessita ter. Integridade não se compra, ela adquirida através do aprendizado em casa, no berço, na igreja, mas nas faculdades se aprende conhecimento. O justo é sustentado pela sua integridade (Sl 41:12). Jó na sua integridade jamais permitiu dar razão para seus amigos o acusarem (Jó 27:4-6; Tt 2:7-8; Fp 4:8). Há duas coisas essenciais para o cristão, caráter e integridade, elas são alicerce para a vida cristã.
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto