ESBOÇO 1356 TEMA: CONSULTEM A DEUS AS VOSSAS DEMANDAS.

 

ESBOÇO 1356
TEMA: CONSULTEM A DEUS AS VOSSAS DEMANDAS.
TEXTO: 2 SAMUEL 5:23-24; I CRONICAS 14:15.
 
No passado era muito comum algumas pessoas que temiam a Deus acreditarem que ele podia intervir na vida do homem de várias maneiras, para elas Deus estava no controle de tudo, maiormente, nas grandes decisões dos servos, reis e profetas. Muitos sinais eram dados quando esses homens o buscavam, nos ruídos das amoreiras, quando parou o sol, quando fez o relógio de Acaz atrasar e adiantar, no entanto, parece que tudo ele fazia no passado, mas hoje, você crer que ele é capaz de fazer o mesmo?
 
I.                     O Que são Sinais de Deus?
São eventos milagrosos que demonstram o poder de Deus, eles podem ocorrer sobre os homens e na natureza de diversas maneiras. Esses sinais anunciavam algo que Deus estava confirmando. Alguns eventos de extrema importância foram sinalizados, aos servos, profetas, sacerdotes e reis.
 
II.                   Porque Hoje Vimos Poucas Evidencias Desses Sinais?
Eles acontecem sim, mas de outras maneiras, muitas das quais não percebemos porque nos afastamos de Deus, deixando de consulta-lo em nossas demandas, entretanto, os sinais de Deus estão mais vivos entre nós do que pensamos, só que atualmente ele mudou o jeito de nos dar esses sinais, e não mais como ele sinalizou a Moisés entre as sarças (Ex 3:2); Numa nuvem (Ex 19:9), e tanto outros profetas, porém nos últimos tempos ele tem nos falado pelo seu filho através da sua palavra (Hb 1:1). Deus continua falando e dando sinais, quem tem ouvido ouça o que ele tem falado (Mt 13:9; Ap 3:6). Os religiosos fariseus e escribas pediam a Jesus um sinal no céu para crer nele, vejam o sinal que ele mostrou, o sinal de Jonas (Mt 16:1-4).
 
Hoje o Senhor dar sinais, mas o pecado cegou o entendimento, não só dos incrédulos, mas também de alguns crentes para que não compreenda os mistérios de Deus, e nem a luz do evangelho (2 Co 4:4). Entendemos também que muitos cristãos não consultem a Deus e nem busquem, por essa mesma razão, eles não estão vendo nem mesmo os sinais dos tempos que sinalizam a sua vinda.
 
III.                 Consultando a Deus.
Consultar a Deus antes de tomar uma decisão era   fundamental para alguns reis e profetas. Eles confiavam em Deus e entendiam que esse era o meio pelo qual obteriam vitórias antes de qualquer batalha, eles consultavam a Deus, se iriam ou não há uma batalha contra os seus inimigos. Houve alguns casos característicos que faço questão de destacar, entre eles apenas dois:
1.       Josafá que pede para consultar a Deus mediante a proposta de Acabe (I Rs 22:5), a Josafá o Senhor deu a resposta através de Micaias que não fossem a batalha, mas eles insistiram e não se saíram bem, Josafá quase morre na batalha (I Rs 22:32), mas Acabe pela sua desobediência morreu nessa peleja (Is 22:34).
2.       Davi consultou a Deus e ele lhe dá um sinal antes de entrar na batalha contra os filisteus (2 Sm5:23-25; I Cr 14:15-6), observem que tanto Josafá, quanto Davi, tiveram de Deus respostas e porque você não tem? Precisamos mudar alguns conceitos para que Deus torne a se revelar na sua vida como dantes.
 
IV.                O Perigo de não Consultar a Deus.
Amados, o segredo da nossa vitória está em consultar a Deus. Muitas vezes deixamos de andar na presença de Deus e queremos dele respostas das nossas demandas e consultas como aconteceu com Saul, ele com medo dos inimigos foi consultar ao Senhor e não teve respostas nem por Urim e nem Turim, no hb “luzes e perfeições” era um tipo de consulta para saber se era da vontade de Deus ou não, portanto, ele e nem respondia a Saul por profetas, nem por sonhos e nem por revelações, assim o desespero tomou conta dele, porque não ouvia mais a voz do Senhor. Saul estava sem proteção espiritual, estava caído e Samuel seu líder espiritual já era morto. Quando o homem sai de debaixo de uma proteção divina ele fica vulnerável aos ataques dos inimigos e ser enganado, Saul rejeitado por Deus, se disfarçou e foi a casa de uma pitonisa para consulta-la (I Cr 10:13; Lv 19:31). Portanto a desobediência de Saul custou-lhe a vida. Uma desobediência pode ser fatal.
 
Queridos, não devemos e nem podemos ouvir qualquer coisa, o espírito de engano está por toda parte, até aonde você menos se espera. A pitonisa enganou Saul fazendo surgir o suposto Samuel, a quem Saul consultava nas suas necessidades. O diabo se aproveita nessas ocasiões das fragilidades e mais precisamente dos servos de Deus para confundir. Infelizmente, irmãos, há muitos que enganam. Davi consultou ao Senhor, que lhe deu o sinal das amoreiras, “o barulho por sobre as amoreiras”. Deus é o mesmo, ele diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33:3; Sl 34:17-20; Tg 5:16-18). Não tome certas decisões sem a aprovação de Deus. Quando ouvires o som de uma subida nas copas das amoreiras, então deverás agir.” Deus estava dizendo a ele, Vai que dá certo!
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto