ESBOÇO 1372 TEMA: CUIDADO COM O QUE VÊS.

 

ESBOÇO 1372
TEMA: CUIDADO COM O QUE VÊS.
TEXTO: 2 SAMUEL 11:2.

A visão é um órgão vital do corpo humano, ela reflete luz e, por ser ela responsável por parte da nossa reação, quando as coisas refletem em nossos olhos. Os olhos precisam ser tratados tanto para mantê-la como órgão do corpo como no âmbito espiritual.
 
1.  Visão acende os desejos.
Muitas coisas podem entrar para o coração pelos olhos, há um dito popular que diz: aquilo que os olhos não veem, o coração não sente, no entanto. Pelos olhos nascem os desejos bons e maus. Quando a visão é encaminhada para as concupiscências, dá à luz ao pecado (Tg 1:14-15).
 
2. Exemplos.
— Acã viu uma capa babilônica e uma cunha de ouro e cobiçou (Js 7:21), esse foi o pecado que entrou pelos seus olhos.
— Davi, ao ver Bete-Seba, mulher de Urias, tomando banho, a desejou (2 Sm 11:2-4). Há determinadas coisas que podemos ver, mas não focar a sua visão, principalmente aquilo que pode comprometer a nossa vida espiritual. Davi podia ver e não desejar, porém, como rei, ele podia até a possuir, no entanto, o estrago foi muito maior. O maior pecado de Davi foi, ao saber que Bete-Sabe estava grávida, ele ter tentado com uma manobra esconder a paternidade do filho, fazendo com que o seu fiel soldado escudeiro que o protegia fosse para casa e deitasse com a sua mulher, para negar ser seu filho. Porém, o pior estava para acontecer, quando Urias não aceita ir para casa, pede a Joabe, quem liderava a batalha, que o colocasse de frente em uma baralha (2 Sm 11:11-27). A concupiscência de Davi deu à luz ao pecado (Tg 1:14-15).

3. As consequências do pecado.
A nossa natureza precisa ser controlada pelo Espírito, onde há um grande combate (Gl 5:17). Quando não permitimos esse controle, arriscamos pagar com as consequências, e assim perdemos o sono, a família, amigos devido à cobiça ter entrado pelos olhos, pois um abismo chama outro abismo (Sl 42:7).
— Acã destruiu a sua vida e da família devido ao pecado que entrou pelos olhos, ele viu e desejou, e por causa desse pecado, Israel estava dando as costas para seus inimigos durante a batalha (Js 7:19-26).
— Davi, começo a sofrer as consequências logo com a morte do filho, a resposta de Deus foi bombardear a sua mente pelo que ele havia feito com Urias. Davi é repreendido por Natã (2 Sm 12:1-15).
— A espada do Senhor não se afastou da casa de Davi, como falou o profeta Natã (2 Sm 12:10). Dali em diante, muitas tragédias aconteceram na sua família. Não vale pena pecar, Deus é o justo juiz que julga com retidão e aplica a sentença (Sl 7:8; 9:8).

4. Advertências.
Cuidado com o que vês, os nossos olhos podem nos deixar fora do reino de Deus. Jesus recomenda a respeito dos nossos olhos (MT 18:9). Os nossos olhares devem, para determinadas pessoas, precisam ser ungidos com o colírio da graça (Ap 3:18). Os nossos olhos devem ser puros, sem maldades, principalmente como cristão, pois devemos também nós homens olharmos para as mulheres e vê-las como irmãs, as jovens como filhas. Jamais permita que o diabo use os seus olhos naturais para fazê-lo pecar. Não vale pena pecar, Deus é o justo juiz que julga com retidão (Sl 7:8; 9:8).

5. A visão espiritual.
Os olhos físicos podem comprometer a visão espiritual, mas a visão e o discernimento espiritual jamais serão comprometidos pelos olhos naturais (I Rs 14:2-6). Quando pomos os nossos olhos naquilo que não convém, toda a nossa vida espiritual será comprometida. Cuidado com o que vês!

Amados, tenha cuidado com seus olhares, não ponha coisas más diante dos seus olhos (Sl 101:3-5). Cuidado com que assistes. Os desejos carnais entram pelos olhos, porém, saiba que o pecado tem alto preço. Além disso, os olhos do Senhor estão nos vendo, de maneira que ninguém se esconde dele (Jr 23:24; Hb 4:13-15). A nossa mente, nossos olhos, mãos e pés, ou seja, todo o corpo, seja plenamente conservado (1 Ts 5:23).

Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto