ESBOÇO 1407 * ASSUNTO: A PACIÊNCIA DE JÓ.

 

ESBOÇO 1407 *
ASSUNTO: A PACIÊNCIA DE JÓ.
TEXTO: TIAGO 5:11.
 
A paciência é enfatizada nas escrituras para edificar os cristãos. O contexto da carta de Tiago se dirige aos cristãos dispersos, abordando temas de fé, prática e perseverança, um exemplo a ser seguido.
 
1. Contexto histórico de Jó.
Jó foi um homem do qual o próprio Deus deu testemunho dele (Jó 1:1). A sua fé foi provada ao extremo, ele perdeu tudo, bens e filhos, só lhe restando enfermidade e uma mulher queixosa, pedindo para que ele negasse a Deus (Jó 2:9). Esse versículo faz parte do relato em que Jó enfrenta um momento de extrema provação, e sua esposa, vendo seu sofrimento, o incita a desistir de sua fé. No entanto, Jó permaneceu firme, mesmo diante da adversidade.
 
2. A paciência.
Ela é enfatizada na Bíblia, tomando como exemplo a paciência de Jó (Tg 5:11). Paciência está relacionada à compreensão, espera e perseverança na fé. Davi disse: esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor (Sl 40:1). Paciência está entre o fruto do Espírito (Gl 5:22). O apóstolo Tiago enfatiza ser paciente como um lavrador que espera o precioso fruto da terra até a vinda do Senhor (Tg 5: 5:7-8).
 
3. Bem-aventurados os pacientes.
A paciência de Jó foi aprovada por Deus e confirmada por Tiago em sua carta como exemplo de fé e perseverança (Tg 5:11).
1.      Paciente na perseverança.
·        A importância de enfrentar as dificuldades com paciência. A falta de paciência pode atropelar os planos de Deus em sua vida.
·        A bem-aventurança prometida aos que sofrem pacientemente. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque após ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1:12).
 
4. A natureza de Deus.
·        Misericórdia e piedade. As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos (Lm 3:22). Ele não lhe prova além das forças (1 Co 10:13). “Esse versículo nos lembra da fidelidade de Deus, que não nos permite enfrentar desafios além de nossa capacidade e sempre provê uma saída para podermos perseverar.”
·        A importância de reconhecer essas qualidades de Deus na nossa perseverança. As misericórdias de Deus podem tornar-te vencedor.
 
5. O fim da história de Jó.
Mediante todas as provações, Deus restaurou. Jó foi abençoado no final, quando ele orava pelos seus amigos (Jó 42:10). Trouxe de volta e em dobro tudo o que ele possuía. A visão de Deus sobre o sofrimento do justo é uma preparação para algo maior e melhor. Deus não tira nada de você sem que ele lhe dê muito mais.
 
Amados, devemos enfrentar as provações na confiança de que Deus é misericordioso para mudar situações, tendo como modelo a paciência de Jó. Se você está sofrendo, acredite que Deus em sua misericórdia se levantará em seu favor (Sl 91:2). “Este versículo expressa a confiança do salmista em Deus como seu defensor e protetor em meio às adversidades, destacando que Ele é um refúgio seguro para aqueles que n'Ele confiam.”
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto