ESBOÇO 1466 * ASSUNTO: INCLUSÃO SOCIAL E ESPIRITUAL.

ESCOÇO 1466 *
TÍTULO: JESUS, A INCLUSÃO SOCIAL E ESPIRITUAL.
TEXTO: JOÃO 8:1-11.

INTRODUÇÃO:
A inclusão social e espiritual é um dos temas centrais do ministério de Jesus Cristo, principalmente em uma sociedade marcada por julgamentos rígidos e exclusões. Ele trouxe uma nova perspectiva, baseada na graça e no perdão por meio de Seu amor incondicional. O episódio da mulher surpreendida em adultério (João 8:10-11) ilustra perfeitamente essa verdade, mostrando como Jesus não apenas desafiou os legalismos da época, mas também restaurou vidas por meio da misericórdia divina. Este estudo abordará a maneira como Cristo enfrentou a hipocrisia religiosa, acolheu os marginalizados e revelou o verdadeiro propósito da lei: conduzir as pessoas ao arrependimento e à transformação.

A. EXCLUSÃO SOCIAL.
Devido ao sistema religioso e político, muitas pessoas eram excluídas da sociedade por diversos motivos, como:
·        Enfermidades contagiosas, pois acreditava-se que o pecado era uma espécie de maldição hereditária (João 9:2-3). Jesus ensina que nem todas as dificuldades ou enfermidades eram consequências diretas do pecado.
o   Os leprosos eram isolados da sociedade.
o   A mulher do fluxo de sangue era impedida de viver socialmente.
·        Pecados contra a lei:
o   Desprezo pelos pais (Mateus 15:4).
o   Pena de morte por blasfêmia (João 10:31-33).
o   A lei era: "Olho por olho, dente por dente" (Mateus 5:38-39, Êxodo 21:24).
·        Crimes contra o império romano:
o   Acusação de Jesus como "rei dos judeus" (João 19:12).
o   Crucificação (Lucas 23:1-2).
o   Castigo dos Zelotes (Atos 5:36-37). Os zelotes era um grupo político judaico religioso que combatia contra os romanos. Tudo indica que Simão, o zelote, fazia parte desse grupo (Marcos 3:18). No texto, Gamaliel estava alertando sobre os líderes judeus que tivessem cuidado ao combater os seguidores de Cristo, porque se a obra fosse de homem acabaria, se fosse de Deus não poderia detê-la.
o   Prisão e castigo de Paulo por Roma (Atos 16:22-23).
o   Decapitação de Paulo em Roma (2 Timóteo 4:6-8).
 
B. JESUS FOI CENSURADO.
1. Jesus foi censurado e testado pelos legalistas religiosos por praticar amor e misericórdia:
o   Entrar na casa de pecadores (Lucas 19:7).
o   Comer com pecadores (Marcos 2:16).
o   Ser ungido por uma mulher pecadora na casa de um fariseu (Lucas 7:36-50).
o   Pagar tributo (Marcos 12:15-17).
2. Reflexão: Quantas vezes somos censurados por nos relacionarmos com pessoas fora do nosso círculo religioso?
 
C. JESUS E A MULHER ADÚLTERA.
·        Os escribas e fariseus queriam testar Jesus com a aplicação da lei mosaica.
·        "Mestre, essa mulher foi apanhada em adultério, e tu, o que dizes?" (João 8:3-5).
·        Para eles, era uma prova definitiva contra Ele.
 
D. JESUS E A INCLUSÃO SOCIAL.
1. Jesus alcançou marginalizados e pecadores, demonstrando que o amor divino é para todos (Atos 10:34; Tiago 2:1; Romanos 2:11).
2. A estratégia de Jesus em defesa da mulher:
o   "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra."
o   Jesus escreve na terra.
3. A reação dos acusadores:
o   Acusados pela consciência, saem um a um.
4. Jesus questiona a mulher:
o   "Onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou?"
o   Ela responde: "Ninguém, Senhor."
o   Jesus conclui: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais."
 
E. A LEI E A GRAÇA
·        A mulher foi salva pela graça, que superou a condenação da lei.
·        "A lei foi dada por Moisés, mas a graça veio por Jesus Cristo" (João 1:17).
·        "Se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 João 2:1-2).
·        "O amor verdadeiro cobre multidão de pecados" (1 Pedro 4:8).
·        O Espírito Santo convence do pecado e conduz à justiça (João 16:7-11).
·        Reflexão: Você já viveu essa experiência? Onde você estava quando Jesus te encontrou? Ele já te conhecia antes de toda obra em sua vida (João 1:48-51).

CONCLUSÃO:
A inclusão social e espiritual foi um dos pilares do ministério de Jesus. Ele não veio para condenar, mas para restaurar, oferecer perdão e trazer de volta os marginalizados pela sociedade e pela religiosidade. A história da mulher adúltera nos ensina que, diante de Cristo, não há exclusão definitiva. Sua graça continua disponível hoje. Não importa sua história ou seus erros passados, Jesus está pronto para restaurar sua vida, perdoar seus pecados e dar um novo começo. Ele nos ensina a olhar para o próximo com amor e misericórdia. Reflitamos: estamos sendo instrumentos dessa inclusão ou estamos repetindo a postura dos fariseus, prontos para julgar? Que nossa vida reflita o caráter de Cristo, acolhendo e conduzindo pessoas à verdadeira transformação que só Ele pode oferecer. Louvemos a Deus por Sua graça infinita e sejamos agentes dessa mesma graça no mundo!

Pr. Elis Clementino.

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