ESBOÇO 1546 TEMA: A COBIÇA, O PECADO DOS OLHOS

ESBOÇO 1546 *
TEMA: A COBIÇA, O PECADO DOS OLHOS
 TEXTO: “Melhor é à vista dos olhos do que o andar ocioso da cobiça” Eclesiastes 6:9
Autor: Elis Clementino
 
Introdução
Salomão nos alerta a não sermos iludidos e que a nossa satisfação plena esteja além aquilo que possuímos. Desejar de maneira mórbida naquilo que está além do nosso alcance é pecado. Falaremos aqui sobre a cobiça e as consequências que ela trás.
 
I. Significado de Cobiça
·         Desejo intenso de possuir algo que pertence a outra pessoa.
·         É querer possuir outra pessoa como propriedade sua a todo custo. Essa é uma lei explicita nos dez mandamentos (Êxodo 20:17: Atos 20:33).
 
II. Exemplos de Cobiça na Bíblia
1.       Acã – cobiçou e roubou dos inimigos de Israel a capa babilônica e uma cunha de ouro.
(Josué 7:19-21)
2.       Davi – cobiçou a mulher de Urias, o heteu. (2 Samuel 11:1-3)
3.       Absalão – cobiçou o trono do pai. (2 Samuel 15:2-6)
4.       Adonias – se exaltou e tentou usurpar o trono, preparando carros, cavaleiros e cinquenta homens que corressem adiante dele. (1 Reis 1:5)
5.       Acabe – cobiçou a vinha de Nabote; Jezabel prometeu entregá-la em sua mão. (1 Reis 21:7-13)
6.       Geazi – cobiçou os presentes oferecidos por Naamã a Eliseu, resultando em lepra para si e seus descendentes. (2 Reis 5:27)
7.       Hamã – cobiçou a posição do rei Assuero, suas vestes, anel, roupa, coroa e cavalo; mostrando que “o homem nunca se satisfaz quando a cobiça domina o coração”. Ester 5:13
"Mas todos os dias que Hamã via Mordecai no pátio do rei, e não se levantava nem se punha em pé perante ele, Hamã se enchia de grande ira contra Mordecai." (Mostra o início de sua ambição e ressentimento). Ester 6:6-9
"Então o rei disse a Hamã: Que se fará a um homem a quem o rei deseja honrar? Hamã pensou consigo mesmo: A quem quer que o rei deseja honrar, quem seria mais do que eu? Então Hamã disse ao rei: A quem o rei deseja honrar, que se ponha sobre ele a roupa régia que o rei costuma usar, e o cavalo sobre o qual o rei cavalga, e um dos principais príncipes do rei deve guiá-lo pela cidade..." (Mostra sua ambição desmedida e como ele sonhava em ser exaltado.)
 
A cobiça, quando domina o coração, leva à desobediência, ao pecado e à destruição, como mostram os exemplos de Acã, Davi, Absalão e outros na Palavra de Deus.”
 
Provérbios 27:20"A sepultura e o inferno nunca se fartam; assim os olhos do homem nunca se satisfazem."
O homem nunca se satisfaz quando a cobiça domina o coração.
 
III. O Preço da Cobiça
1.       Acã – foi punido por sua cobiça; Israel sofreu derrotas inesperadas e, por fim, Acã pagou com a vida.
(Josué 7:8,25)
2.       Davi – sua cobiça deu origem ao pecado; o pecado consumado gera a morte. Ele não vigiou, e a lição é que devemos estar atentos. (Tiago 1:15; Romanos 6:23a; I Pedro 5:8)
3.       Absalão – sofreu ao desejar o trono do pai; ficou preso em uma árvore enquanto fugia e foi morto por Joabe. (2 Samuel 18:9-15)
4.       Adonias – (mesma sequência do item II; você não incluiu a consequência ainda, mas biblicamente Adonias foi impedido de reinar e acabou executado posteriormente). (1 Reis 1:5,38-53)
5.       Acabe e Jezabel – pagaram com a vida a crueldade contra Nabote. (1 Reis 21:23; Gálatas 6:7)
6.       Geazi – tornou-se leproso ao desejar os presentes de Naamã; a lepra passou também para sua descendência. (2 Reis 5:20-27)
7.       Hamã – foi levado à forca por sua ambição desmedida. (Ester 5:13; 6:6-9)
 
A cobiça é o pecado dos olhos que cega a alma, tornando desejo o senhor da razão. O pecado dos olhos nasce no olhar que não se contenta - Elis
 
Conclusão
Portanto, todo homem pode controlar seus desejos mórbidos ou doentios. A cobiça nasce no coração do homem (Marcos 7:21-22), mas cabe a ele dominá-la (Gênesis 4:7). Ninguém está isento dos desejos; eles fazem parte da natureza humana. Quem quer demais nada tem, e quando desejamos coisas além das nossas possibilidades, caímos em tentação (Romanos 12:16). A ambição desmedida pode afastar o homem do reino de Deus. “Melhor é a visão dos olhos do que o desejo insaciável da cobiça” (Eclesiastes 6:9). Portanto, contente-se com o que você tem e, se desejar mais, conquiste-o pela força do seu trabalho.

  


Nenhum comentário:

Foto