ESBOÇO 1258 TEMA: A LONGA CAMINHADA DA VIDA

 

ESBOÇO 1258
TEMA: A LONGA CAMINHADA DA VIDA.
TEXTO: I REIS 19:7,8

Durante a nossa caminhada aqui enfrentamos muitas dificuldades e grandes desafios. Muitas vezes tudo anda dando errado, mas preciso fazer alguma coisa, mas o que realmente devo fazer, o que é preciso para revigorar os ânimos para continuar lutando sem desistir? isso é tudo que um indivíduo pensa nos momentos difíceis, mas impreterivelmente ele tem que enfrentar os problemas com coragem e determinação, mas não também não é fácil.

1. QUANDO TUDO ESTÁ DANDO ERRADO.
Caminhando pela estrada da vida você sente cansaço, fome, sede e enfrenta verdadeiro desertos que jamais você pensaria em enfrentar, não é? Muitas vezes você tem tudo ao seu redor, mas continua sofrendo como quem nada tem, além disso nada preenche as lacunas deixadas pelos desgastes, embora venha apenas lembranças de ter alcançado dias bons. Infelizmente temos que entender que os dias das adversidades surgem e são muitos, e eles devem ser considerados “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem, quando forem ruins, considere (Ec 7:14).

2. DIFICULDADES ENCONTRADAS NO DESERTO.
Moisés enfrentou a falta de água, não havia comida suficiente, guerra contra Amalequitas, problema com os irmãos, o levante dos filhos de Corá, grupos se organizaram contra Moisés, entre outros. Todos esses problemas ele teria que enfrenta-los com coragem. Não se admire quando tudo ao seu redor estiver dando certo, quando o seu barco flutua nas águas, com os ventos favoráveis, ou como se diz “de ventos em poupa”, quando o seu rosto brilha por ver o seu próprio sucesso, como era no primeiro estado de Jó, quando ele festejava com seus familiares e amigos, saiba, porém, que os dias ruins poderão chegar, você não é melhor que ninguém. Salomão disse que o tempo e o acaso pertencem a todos (Ec 9:11). Há tempo para todo propósito debaixo do céu, portanto se preparar para as adversidades é necessário, para que esteja suficientemente forte para enfrentar os dias maus “Sedes fortes e corajosos; ele fortalecerá o vosso ser, vós todos os que confiam e esperam no Senhor” (I Co 15:58ª; 16:13). Lute para superar os obstáculos que trazem os dias maus, sem nunca desistir! A travessia das adversidades depende de como você se comporta e da sua confiança em Deus, as raízes da sua fé devem estar bem solidificadas, somente assim você terá a capacidade de remover montanhas (Mt17:20). O apóstolo Paulo recomenda a todos “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos...” (I Co 16:13,14).
 
3. NA ADVERSIDADE O QUE DEVO FAZER?
No momento em que a adversidade chegar não entrem em desespero, igual os hebreus diante do mar vermelho, para eles a conquista da liberdade do êxodo estaria perdida diante daquele mar, eles acharam que certamente morreriam ali sem uma saída. Muitas pessoas no presente estão assim, sem saída e sem perspectiva, pois é nessa hora que o desespero e a desconfiança no que Deus possa fazer toma conta do indivíduo o envolvendo como uma pele, pois é nesse momento que ele precisa revigorar as suas forças e renová-las como as águias envelhecidas em busca de renovo, ela só encontrará no alto “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com assas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fadigarão” (Is 40:31).

4. REVIGORANDO AS FORÇAS.
Revigore as suas forças para encarar a dura realidade na confiança de que não estais sozinho (a) “Quando passares pelas águas estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chamas arderá em ti” (Is 43:2), essas promessas de Deus para o seu povo sempre foram motivos para nos animar, essa é a garantia de que ele não falha e está no controle das nossas vidas, as promessas através de Cristo estão firmes e alcançaremos, pois esse foi o entendimento de Paulo “pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, todas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por intermédio dele, o “amém” é proclamado por nós para a glória de Deus” (2 Co 1:20). “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo e muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós.” (Ef 3:20).

Amados, não se curvem mediante as circunstancias por piores que sejam como fez o profeta Elias, tudo parecia se resumir apenas debaixo de um zimbro e pedir a morte (I Rs 19:4,5). Muitas vezes você pensa como Elias que tudo acabara ali, no entanto ainda há muitas coisas para você realizar dentro dos planos de Deus, deixa ele tratar das circunstancias que te rodeiam, talvez você ache que que a sua esperança já tenha ido embora, ou esteja como uma raiz numa terra seca, no entanto ela se revigora quando você busca a Deus em oração.  Há uma frase bem conhecida entre os povos “A esperança é a ultima que morre”, muito pelo contrário, a esperança do crente em Deus vai muito mais além de uma simples expectativa (Jó 14:7-9). A esperança deve está em ação, mesmo que as adversidades lhes sobrevenham, perder a perspectiva em algo é retroceder na caminha em direção ao sucesso. A sua fé é o combustível que lhe faz caminhar em direção a vitória, peça sabedoria a Deus para administrar bem os dias amargos durante a caminhada da vida.

Pr. Elis Clementino – elisclementinodasilva@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto