ESBOÇO 1277 O CIDADÃO DO REINO DOS CÉUS.

 

ESBOÇO 1277
TEMA: O CIDADÃO DO REINO DOS CÉUS.
TEXTO: SALMOS 15:1-5.

Neste cântico Davi expõe as qualificações para se ter acesso ao tabernáculo ou casa de Deus, são onze atributos para que o cidadão possa morar com Deus ou habitar no lugar santo. Comentaremos de maneira simples e sucinta sobre quem estará credenciado a morar na casa de Deus.

    1.       QUEM HABITARIA NO TEMPLO?
O desejo de Davi era habitar na casa de Deus, em várias expressões nos seus salmos ele deixa isso bem claro (Sl 23:6; 26:8; 27:4;84:3). A casa de Deus lugar sagrado e de adoração, lugar de reverencia (Mt 21:13; Sl 100:2; Ec 5:1). Habitar ou morar no templo era um sentido figurado, significava estar presente nos momentos cultos ao Senhor para oferecer o seu sacrifício de louvor a Deus, pois ninguém poderia morar no templo de forma real, a não ser os sacerdotes, somente eles estariam credenciados para habitar, porque os sacerdotes eram consagrados por Deus para exercer a sua função no tabernáculo de dia e de noite.

    2.       OS DEVERES DOS SACERDOTES.
Os sacerdotes eram responsáveis por manter o altar aceso (Lv 6:9-13), além disso eles eram responsáveis á apresenta a Deus sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, pelo sacrilégio, consagrações e o culto divino. No tabernáculo, principalmente no lugar santo dos santos havia critérios para se adentar a ele, era um privilégio, mas também muito ariscado para os sacerdotes que em primeiro lugar deveria fazer um ritual de purificação para poder entrar naquele lugar (Hb 9:1-28). Antes que os sacerdotes entrassem no lugar Santo dos Santos ele deveriam defumar todo ambiente com incenso, isso era feito pelo sumo-sacerdote. Todos nós desejamos habitar com Deus, mas é preciso ter a consciência que não é do jeito que ela queira, nem escolher posição privilegiadas como pensou a mãe de Tiago e João, após Jesus falar sobre o fim do seu ministério terreno e como aconteceria, ela lhe pediu que seus dois filhos se assentassem na sua glória, um a sua direita e outro a sua esquerda. Presumo o seguinte: talvez ela pensasse o que seus filhos estavam com Jesus há quase três anos, talvez eles possam gozar desse privilégio (Mt 20:20-21; Mc 10:35-37). Todos nós desejamos habitar com o Senhor para sempre, mas é preciso saber quais são os atributos para alcançar, para alcançar essa graça é preciso se santificar aqui, ou seja, tudo começa aqui para poder chegar lá.
     
    2. AS QUALIDADES DO VERDADEIRO CIDADÃO QUE HABITARÁ COM O SENHOR.
a.       Aquele que é sincero.
b.       Que pratique a justiça;
c.       O que fala a verdade;
d.       Que não difama o próximo;
e.       Não faz mal ao próximo;
f.        Não aceita nenhum opróbrio ou desonra contra o seu próximo;
g.       A cujos olhos o réprobo “mal, cruel, atroz” é desprezado;
h.       Honra os que o que temem ao Senhor;
i.         Aquele que jura com dano seu;
j.         Aquele que não dá seu dinheiro com usura;
k.       Nem recebe preita contra inocente.

                Aqueles que carregam sobre si essas qualidades estarão aptas para morar com o Senhor, se você procede assim, jamais será abalado! As ´pessoas que olharem para você vejam essas qualidades e glorifiquem a Deus (Mt 15:16). A nossa entrada nas moradas eternas é testificada aqui através do nosso comportamento, além disso viver uma vida conforme o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo (Fp 1:27; Cl 1:10; 2:26). A nossa maneira de viver confirmará se estaremos aptos ou não para morar com o Senhor, por isso devemos ter cuidado enquanto estivermos aqui para não perdermos a posição de cidadão do reino dos céus. Cuidado para não perder tudo o que ganhastes até agora! “Tenham cuidado para não perder aquilo que nos esforçamos tanto para conseguir. Sejam diligentes a fim de receber a recompensa completa. Quem se desvia deste ensino não tem ligação com alguma com Deus, mas quem permanece do ensino de Cristo tem ligação com o pai e também o filho (2 Jo 1:8-10). Certamente esses habitarão com Deus.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto