ESBOÇO 1276 OS DESÍGNIOS DE DEUS PARA VOCÊ.

 

ESBOÇO 1276
TEMA: OS DESÍGNIOS DE DEUS PARA VOCÊ.
TEXTO: SALMOS 138:8

É importante o homem saber que Deus tem o poder sobre ele, assim sendo ele pode realizar muitas mudanças em nossas vidas com a finalidade de realizar em nós o seu querer. Ele criou todas as coisas (Jr 27:5; At 17:26), mas sabemos que para o Senhor cumprir seus propósitos em nós é necessário que o obedecer-lhe e com promessas “Quem dera que eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e seus descendentes para sempre! (Dt 5:29). 

I. SIGNIFICADO.
a.       Desígnios, escopos, alvo e finalidades.

II.                   FINALIDADES.
Deus têm muitos meios, pelos quais ele age em nossas vidas com o objetivo de fazer cumprir em nós algo bom que esteja dentro dos seus planos (Jr 29:11). O desejo de Deus também está inserido nesse propósito, mas precisamos fazer a nossa parte “Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre (Dt 5:29). As bênçãos divinas para o povo eram condicionais, tal qual descrita em Crônicas “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7:14). Deus têm o poder de agir com propósitos para o bem daqueles que são amados por ele (Rm 8:28), mas é preciso acreditar confiantemente nele (Sl 138:7,8).

III.                 TUDO TEM O SEU TEMPO.
Tudo Deus fez apropriado ao seu tempo (Ec 3:11a). Muitas vezes pôr não compreendemos o que ele faz geram em nós grandes expectativas, porque não sabermos o desfecho daquilo que Deus está realizando em nossas vidas, o seu saber divino transcende os nossos (Rm 11:33,34; I Co 2:16). Não desanimemos, porque tudo o que o Senhor promete ele cumpre, assim como disse o profeta Isaías (Is 55:11; Nr 23:19). Precisamos ter cuidado para não agirmos precipitadamente, as vezes uma empolgação pode gerar um alto preço. A vontade de Deus se manifestará de maneira que nos conduzirá a uma decisão acertada sobre quaisquer coisas, mas é preciso ter calma!

IV.                OS PLANOS DO CORAÇÃO.
Os nossos planos podem não ser os mesmos de Deus para nós, o que devemos permitir que somente os de Deus prevaleça, “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalecerá são os de Deus (Pv 19:21). Não sabemos o dia de amanhã, pois eles não nos pertence (Mt 6:34; Tg 4:13-15). Devemos consultar a Deus sobre os nossos projetos, mas será que ele responderá? (Mt 7:7; Pv 15:29). No passado muitos dos profetas e reis consultaram a Deus e tiveram respostas (2 Cr 18:4,46). Consultar o Senhor é uma atitude de quem o conhece.

                Amados, entendam que os propósitos de Deus para vocês continuam firmes e eles prevalecerão, mas com uma condição, se permanecermos na sua vontade. As nossas preocupações e ansiedades devem ser controladas e lançadas aos seus pés do Senhor (I Pe 5:7). Cuidado com a ansiedade, ela pode lhe conduzir a precipitação, espere o tempo de Deus, pois para tudo há um tempo determinado, Deus não faz atalho, os nossos atalhos podem comprometer o processo divino ao nosso respeito e até retardar a nossa vitória.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto