ESBOÇO 1403 * ASSUNTO: A FIGUEIRA PLANTADA FORA DO LUGAR.

 

ESBOÇO 1403 *
ASSUNTO: A FIGUEIRA PLANTADA FORA DO LUGAR.
TEXTO: LUCAS 13:6-9; JOÃO 15:1-7.
 
Jesus expôs uma parábola sobre a figueira plantada em uma vinha, lugar onde ela não deveria estar. Geralmente, os agricultores destinam uma área para determinado tipo de plantação, e ali era uma vinha, pois não era comum plantar uma figueira, mesmo assim ela não produziu frutos. Na parábola aparecem as figuras do homem “senhor” e vinhateiro, eles foram fundamentais na parábola. A lição de Jesus foi completamente espiritual, no contexto cristão entendemos que o crente deve produzir frutos.
 
A. Significado da Figueira.
1. A figueira representa o povo de Deus ou indivíduos que se identificam como cristãos, ressaltando o que se espera dos tais (Is 5:1-2). Esse versículo se refere à situação espiritual do povo de Deus Israel, que ao invés de produzir uvas boas, produziu uvas-bravas.
2. A vinha simboliza o lugar onde Deus espera frutos espirituais do seu povo. Todos aqueles chamados pelo Senhor deverão dar bons frutos.
 
B. O tempo de espera e a paciência de Deus.
Deus dá o tempo para que o seu povo ou crente produza frutos, a misericórdia de Deus é muito grande, ele espera, alimenta e cuida para haver arrependimento e apareçam consequentemente os frutos. Esse versículo também fala da sua relação de Jesus com seus seguidores (Jo 15:2). Deus é o lavrador que pacientemente espera que as nossas sementes abrolhem (Tg 5:7). Disse o vinhateiro: Senhor, não arranque, mas deixe que eu adube, para ver se ela dá fruto, se não der fruto, corta. Quanto tempo o vinhateiro espera pacientemente para que a gente se arrependa e dê frutos? (Lc 13:8). Aqui, Jesus fala sobre a paciência e a oportunidade de arrependimento, simbolizado pelo cuidado adicional que o jardineiro deseja dar à figueira que até aquele tempo não havia dado frutos. O apóstolo João descreveu, no capítulo 15. Como o lavrador trata a videira para que ela produza frutos. Existe um processo bem conhecido que é a podagem, é um tipo de limpeza para que a videira produza frutos.
 
C. A necessidade de frutificar.
Há uma grande necessidade de o crente frutificar, é tudo o que o vinhateiro espera dele, ele investe, adubando a fé para que ele produza. Todo crente precisa produzir através do fruto do Espírito (Gl 5:22-23). Jesus disse que toda boa árvore produz bons frutos, mas a árvore má dá frutos maus (Mt 7:17). Existem algumas coisas que podem fazer com que a árvore demore a dar frutos, a mudança constante de um lugar. Algumas até não resistem, outro fator é os cuidados na adubação e a falta de água, entretanto, todos os nutrientes para o cristão produzir estão na palavra de Deus.
 
D. A possível rejeição.
A não produção de bons frutos pode ocasionar a reprovação divina, aqueles que produzem frutos bons, pois é importante considerar o que disse o escritor aos hebreus “Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem foi cultivada recebe a benção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está a maldição; e o seu fim é ser queimada” (Hb 6:7-8). Esse texto é uma advertência para termos cuidado para que os frutos que produzirmos não sejam reprovados pelo agricultor divino.
 
A figueira simboliza o povo de Israel que precisava produzir frutos de arrependimento e justiça. O fato de a figueira ter sido plantada em uma vinha indica que a terra era fértil e ela tinha todas as condições para frutificar espiritualmente. Aqui onde você está, tem todos os nutrientes para que você produza. Os ensinamentos que você tem recebido não lhe fazem produzir espinhos, abrolhos, mas bons frutos. Devemos aproveitar as oportunidades para o arrependimento e a transformação espiritual. O pedido do jardineiro de mais tempo para cuidar da figueira também destaca a paciência e a misericórdia de Deus, oferecendo a última chance para que ela produzisse frutos. É de fundamental importância a frutificação espiritual, pois é dessa maneira que precisamos servir a Deus de maneira digna, agradando ao Senhor em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus (Cl 1:10). Cuidado, irmão, para não estar mudando sempre de lugar, no sentido espiritual você não desenvolve e nem produz frutos. Às vezes tentamos mudar de lugar uma planta e ela acaba morrendo, saiba que quando você muda frequentemente de lugar, você além de não prosperar, ainda morre na fé.
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto