O CRISTÃO E A ACÁCIA.

 

ESBOÇO 1084

TEMA: O CRISTÃO E A ACÁCIA.

TEXTO: EXODO 25:10-15

A acácia é um tipo de madeira de pouco valor, ela se desenvolve em lugares ermos e produzem lindas flores. A acácia foi escolhida e indicada por Deus a Moisés para confeccionar a arca da aliança, peça que representava a presença de Deus, apesar de ela não ser tão valiosa, mas foi designada por Deus para a confecção da arca, mas para isso ela receberia um tratamento todo especial para se tornar valiosíssima e ideal para o que fora designada por Deus. É sobre a acácia que iremos discorrer nesse mote.

SIGNIFICADO.

Acácia no hebraico “Hb shit táh”, também significa “inocência” ou que não tinha malicia, sem maldade, esse nome também tem origem do grego akákios significando acácia, também mencionada como gofer na confecção da arca (Gn 6:14). Dessa madeira não somente foi confeccionada a arca da aliança, mas também as outras peças do tabernáculo como a mesa dos pães da proposição, os adornos do tabernáculo, os varais, e o altar do incenso, essa madeira era chamada também cetim (Ex 25:10). Havia outros tipos de madeiras mais preciosas, contudo Deus indicou a Moisés foi a acácia (Ex 36:20,21), talvez essa madeira tenha sido escolhida por Deus por ser uma madeira simples, pois tudo o que Deus utiliza para realizar algo por mais frágil que seja tem rico significado, isso indica que para Deus não importa o valor quando ele próprio tem o poder de transformar e valorizar. “No Brasil o valor pago pelas indústrias de celulose está abaixo do esperado, e para não perder dinheiro, agricultores vendem a acácia como lenha”. www.agron.com.br

PORQUE DEUS ESCOLHEU A ACÁCIA?

As coisas e pessoas consideradas frágeis para nós, mas são valiosas para Deus, pois ele não vê como o homem vê. As coisas que são consideradas desprezíveis pelo homem, mas não para Deus, a maior prova disso é você; (quem diria que serias um instrumento nas mãos de Deus), mas antes disso ele faz um tratamento especial como: tirando da prata a escoria; a borra que ele tira do ouro, e o tesouro que enriquece o vaso e a madeira revestida com ouro, todo esse tratamento Deus faz para que nos tornemos vasos de honra em suas mãos.

A acácia recebeu um tratamento especial, ela foi trabalhada para poder ser utilizada na confecção do tabernáculo e demais peças sagradas. A tábua da acácia foi totalmente coberta com ouro puro por dentro e por fora (Ex 25:10,11). Qualquer coisa por mais simples que seja após receber acabamentos adquire valor.

Deus têm a maneira de tratar e dar esses acabamentos, ele lapida as pedras, prepara madeira e amassa o barro com a finalidade de torná-lo vaso de honra. As peças do tabernáculo e da arca da aliança foram preparadas antes de serem usadas, após serem elas preparadas foram utilizá-las da forma como bem perecesse aos seus olhos. As coisas simples e humildes Deus pode fazê-las ou torná-las em grandes revelações, porque para ele nada é impossível (Lc 1:37).

A ESCOLHA DIVINA.

Tudo o que Deus escolhe deve ser trabalhado para alcançar padrões dignos da sua aprovação, assim (Deus escolhe coisas e pessoas que jamais teríamos coragem de escolher). Para Deus é importante que o homem tenha no mínimo a predisposição de se entregar em suas mãos, para que ele realize o seu querer.

Existem muitas maneiras de Deus preparar o cristão para usá-lo na sua obra, basta lembrar sobre o valor da acácia e o lugar nobre que ela ocupou, todo o seu valor aconteceu após receber a cobertura de ouro puro, no entanto é assim que Deus trata e preparam aqueles a quem tem propósitos. Ele se utiliza das coisas vis deste mundo para confundir as grandes; “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (I Co 1:27-29).

Vamos lembrar-nos do barro nas mãos do oleiro ao invés da acácia, vamos a outro tipo de material frágil, “o barro” ele é escolhido com a mesma finalidade, usá-lo depois de trabalhado. O barro foi processado e utilizado na formação do homem, pois são assim, coisas fracas e vis, Deus usou esse método para que o homem fosse sempre identificado entre as coisas fracas e vis. Nenhum valor teria o barro se não fosse o trabalho realizado pelo oleiro (Jr 18:1-4); Segundo Paulo o barro foi enriquecido através do tesouro, “tesouro em vaso de barro” (2 Co 4:7). Somos um vaso de barro e nele abrigamos um grande tesouro “Cristo” é ele que lhe enobrece, ou seja, lhe torna valioso (a). O ouro que envolvia a acácia a valorizava, assim é a presença de Cristo em nós, Paulo ilustrou muito bem na sua carta a igreja de coríntios afirmando que Cristo é o tesouro que nos enriquece e que nenhuma glória terá o homem em se exaltar a não ser nesse tesouro “Cristo” ele é a nossa glória, e se quiser se gloriar que se glorie nele (Jr 9:23,24; Rm 5:11; 2 Co 10:17).

Amados, devemos entender que não há nenhum valor fora de Cristo, com ele o nosso barro “eu” reluz como astros no mundo, o Senhor tira da prata as escórias, e sairá o vaso para o fundidor (Pv 25:4). Se você é semelhante à acácia, podes ser revestido de nobres qualidades, o Espírito Santo se encarregará de fazer isso lhe enchendo de poder e de glória. Você é comparado à acácia coberta com ouro puro, uma joia rara nas mãos de Deus. Glória a Deus!

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto