A BUSCA DO PERDIDO.

 

ESBOÇO 1085

TEMA: A BUSCA DO PERDIDO.

TEXTO: “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligencia até a achar?” LUCAS 15:8-10

Na vida perdemos muitas coisas sem que sejam tão valiosas, outras com valores estimáveis, uns perdem e não buscam recuperá-los, outros mesmo sem pouca importância eles se esforçam para resgatá-las. Há valores que jamais serão recuperados, e muitas vezes desistimos de ir atrás, entre estes alguns deles foram livramentos, porém há outros valores que somente Deus pode trazê-lo de voltar as nossas mãos. Essas coisas acontecem com o ser humano, onde perdas e ganhos fazem parte da vida, os grandes empreendedores sabem o que significa perder e recuperar as perdas, muitos deles continuam lutando para substituir aquilo que perderam, pois é assim em todo mundo. Henry Ford faliu várias vezes antes de ter a maior indústria automobilística do mundo, em todas as vezes que ele faliu conseguiu se reerguer. Traçando um paralelo sobre essa parábola de Jesus desejo falar sobre a busca dos valores perdidos, principalmente aqueles que somente Deus pode trazê-los de volta, os valores morais e espirituais.

I. A DESMOTIVAÇÃO

A desmotivação é um dos piores sentimentos de um ser humano, ela não lhe permite correr atrás para resgatar algumas preciosidades e valores que perdeu, embora haja alguns valores que realmente ele não conseguirá, mas certamente sentirá o alívio da dor da perda quando conquista algo maior e melhor. A desmotivação lhe faz parar no tempo. Não existe maquiagem para disfarçar os olhos fundos, tristes e faces caídas de um desmotivado. Se você perdeu alguma coisa valiosa e está desmotivado, se anime e nem perca as esperanças porque vêm coisas melhores para você.

2. VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS

A dracma perdida, para a mulher aquela dracma representava valores, ela empregou todos os seus esforços para encontrá-la, acendeu lâmpada, varreu a casa, se não persistir e não empregar esforço jamais trará de volta os valores perdidos. O valor das coisas quem dá é o próprio indivíduo, ao encontrar a dracma a mulher realizou um banquete convidando seus vizinhos, pois foi grande a felicidade ter recuperado o que havia perdido, pois isso é válido tanto para bens valiosos da vida, quanto aos valores espirituais ensinados por Jesus, a preciosidade e a maior pérola à salvação (Lc 15:8-10).

Há pessoas que não valorizam o que possuem, o filho pródigo abandonou todos os valores, até seus familiares, ele tomou a decisão de ir embora, essa foi uma decisão precipitada do próprio jovem, ele abandonou a casa saindo sem ter um destino, a partir daquela hora o seu destino foi por ele pré-determinando e com pouquíssimas chances de ser bem sucedido, morrer na miséria ou voltar para os braços do pai. A ilusão faz com que o indivíduo não valorize os valores fundamentais da vida, mas somente algo errado poderia fazê-lo pensar sobre o que ele havia perdido, portanto nem tudo o que pensamos dará certo, às vezes somos surpreendidos com aquilo que não gostaríamos. A nova vida de inexperiência daquele moço resultou nos desejos das bolotas que os porcos comiam, mas agora só lhe sobrou uma alternativa, voltar para casa, mas caindo em si, disse ele: pequei contra o céu, contra a minha família, mas agora levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e lhe direi: pequei, já não sou digno de ser chamado teu filho....(Lc 15:11-32).

4. DEUS RESTAURANDO VALORES

Há valores que sozinhos não podemos resgatá-los, mas certamente Deus fará surgir alguém para nos ajudar a trazê-lo de volta, MEFIBOSETE havia perdido tudo, nada mais lhe restava a não o desolação e abatimento, jamais ele esperava trazer de volta o que havia perdido (2 Sm 9:11), sentar à mesa do rei e comer com ele era praticamente impossível, pois ele era deplorável o seu estado, ele se considerou um cão morto mediante o convite, Deus fez Davi lembrar do pacto com seu pai Jonatas “Ainda há alguém que restou da casa de Saul?” respondeu Ziba, sim Mefibosete, vá buscá-lo que eu quero que ele esteja a mesa comendo pão comigo, diz Ziba, mas ele é aleijado, na hora de alguém te honrar há pessoas que procuram logo ver teus defeitos para te empurrar para trás (2 Sm 9:1-11).

Cada um deve se esforçar para buscar aquilo que está ao seu alcance, o que não podermos somente Deus pode fazer. Não desperdicem valores, muito menos os espirituais, se houve alguma perda o que se deve fazer é reavê-los. Para Deus o que havia de mais valioso é o homem que havia se perdido no mundo pecaminoso, vivendo sem esperança, mas graças a Deus que Jesus Cristo veio resgatar esses valores, é bom ler: (Cl 1:15-23). Jesus o valor que sobrepuja todos os valores, a nossa alma festeja quando o encontramos.

Pr Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto