TEMA: OS PLANOS DE DEUS.
TEXTO: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "plano de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". Jeremias 29:11.
Aqui o derivado de plano é projeto, desígnios e intensões, assim o nosso criador tem seus planos para cada pessoa nesse mundo. As pessoas traçam seus projetos, mas quem deu essa capacidade ao homem foi Deus, porém devemos levar em consideração que para cada pessoa Deus tem planos diferentes.
Os desígnios de Deus são inconfundíveis, ele não erra, nós que erramos em não acolher seus planos da maneira que ele traçou para cada um de nós. Há uma resistência em acatá-los por contrariar os nossos desejos, no entanto, Deus sabe o melhor para nós, e quando ele promete realiza ou cumpre (Nr 23:19; Hb 10:23; Js 23:14). Cada vez que os processos vão se desenvolvendo para a concretização haverá alguns empecilhos, mas devemos estar certos, aquele que começou a boa obra é fiel para cumprir (Fp 1:6). Quando nos firmamos com toda a confiança no Senhor acontece como disse Salomão, “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos” (Pv 16:3). Mesmo que você lance a sua semente chorando, voltará com cântico de alegria, então você pode dizer valeu a pena (Sl 126:6; 30:5).
Muitas vezes a ansiedade humana vai muito além do que ele almeje, essa ansiedade leva o indivíduo buscar coisas somente dos seus interesses, esquecendo que há uma prioridade, que é buscar o reino de Deus em primeiro lugar. (Mt 6:31-33). Deus tem feito muitas coisas, porém, passamos desapercebidos, e não damos o valor que elas merecem. É preciso levar em consideração o que diz o salmista (Sl 40:5), esses presentes de Deus devem ser aproveitados “E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho. Isso é presente de Deus” (Ec 5:19).
Os planos de Deus, não sabemos como eles serão realizados “Quem observa o vento, nunca semeará, e ao que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Ec 11:4-6; Jo 3:8). Podemos também traçar os nossos planos ou caminhos, mas devemos ter a certeza que Deus fará acontecer ou não (Pv 16:1,9). Existem muitas maneiras de Deus trabalhar, porém todas as maneiras estão dentro dos seus propósitos, porque ele sabe o melhor para nós, o melhor de Deus está além das nossas expectativas.
Pr. Elis Clementino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário